Seguindo sacolas pretas em busca de igualdade e pertencimento: mercado informal, ilegalidade e consumo dos negros pobres em New York City

Autores/as

  • Márcio Macedo New School for Social Research

DOI:

https://doi.org/10.11606/1m2npe19

Palabras clave:

mercado informal, ilegalidade, consumo, negros, pobres, new york city

Resumen

Para alguém que não é norte-americano ou nunca visitou Nova York, a simples menção ao termo Broadway imediatamente  remete à área de casas de espetáculos que apresentam shows dos mais variados tipos, preços, gostos e tamanhos. Basta uma visita ou simples conversa com algum morador da Big Apple para desfazer o equívoco. A Broadway é uma avenida enorme que corta a ilha de Manhattan de ponta a ponta. A área sobre a qual se sobrepõe o imaginário de musicais e peças de teatro é na verdade aquela conhecida como Midtown Manhattan e situada ao redor da Times Square (rua 42) onde a Broadway corta a Sétima Avenida. Há, portanto, várias Broadways extremamente contrastantes entre si na cidade norte-americana.

Biografía del autor/a

  • Márcio Macedo, New School for Social Research

    Bacharel em Ciências Sociais (2002) e Mestre em Sociologia (2006) pela Universidade de São Paulo. Desde 2008 é doutorando no Departamento de Sociologia da New School for Social Research e bolsista do International Fellowship Program (IFP) financiado com recursos da Ford Foundation.

Referencias

EARLY, Gerald (2009). “What Is African-American Literature?” in JournalUSA (Multicultural Literature in the United States Today), US Department of State, Februrary 2009, volume 14, number 2. Disponível em: http://www.america.gov/publications/ejournalusa/0209lit.html (última visita em 11/11/2009).

GEERTZ, Clifford (2001 [1978]). “The Bazar Economy: Information and Search in Peasant Marketing” in The Sociology of Economic Life (GRANOVETTER, M., SWEDBERG, R. orgs.). Boulder. Westview Press.

GRANOVETTER, Mark (1985). “Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness”. American Journal of Sociology, 91: 481-510.

LAMONT, Michéle & MOLNÁR, Virag (2001). “How Blacks Use Consumption to Shape Their Collective Identity: Evidence From Marketing Specialists”. Journal of Consumer Culture, 2001; 1; 31.

MACEDO, Márcio (2004). “Serviço de Preto: Uma Faceta do Consumo da Juventude Afro-Paulista”. Texto apresentado na XXVIII Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Caxambu, outubro de 2004 (mimeo).

­­­­­­­­­________________ (2007). “Baladas Black e Rodas de Samba da Terra da Garoa” in Jovens na Metrópole: Etnografia de Circuitos de Lazer, Encontro e Sociabilidade (MAGNANI, J.G.C. e MANTESE, B. orgs.). São Paulo. Editora Terceiro Nome.

MOTTA, Nelson (1997). “Falsos de Verdade” in Nova York É Aqui: Manhattan de cabo a rabo. Rio de Janeiro. Editora Objetiva.

“No-Name, Brand-Name or Phony: It’s All Here”. New York Times, 9/10/2006.

POLLANYI, Karl (2001 [1944]). The Great Transformation. Boston. Beacon Press

ROSE, Tricia (1991). “Fear of black planet: rap music and black cultural politics in the 1990s”. The Journal of Negro Education, Vol. 60, number 03, Socialization Forces Affecting the Education of African American Youth in the 1990s (Summer, 1991), 276-290.

SASSEN, Saskia (1998). “The Informal Economy: Between New Developments and Old Regulations” in Globalization and Its Discontents: Essay on the New Mobility of People and Money. New York. New Press.

SENNET, Richard (1992). The Conscience of Eye; The Design and Social Life of Cities. New York. Norton & Company.

TELLES, Vera Silva (2009). “Ilegalismos Urbanos e a Cidade”. Novos Estudos Cebrap, 84, Julho, 2009. CEBRAP.

WACQUANT, Loïc (1998). “Inside the Zone: The Social Art of the Hustler in the Black American Ghetto” in Theory, Culture and Society 15 (2): 1-36.

VENCATESCH, Sudhin Alladi (2000). “The Underground Economy” in American Project: The Rise and Fall of a Modern Ghetto. Cambridge. Harvard University Press.

ZELIZER, Viviana A. (1999). “Multiple Markets: Multiple Cultures” in Diversity and Its Discontents (SMELSER, N.J. e ALEXANDER, J.C. orgs.). Princeton. Princeton University Press.

ZUKIN, Sharon (1998). “Urban Lifestyles: Diversity and Standard disation in Spaces of Consumption”. Urban Studies 35 (5-6): 825-839.

FILMOGRAFIA

Do The Right Thing. Spike Lee. 1989. USA.

Just for Kicks. Thibaut Longeville and Lisa Leone. 2005. USA.

Discografia

I’m a Hustla. Cassidy. 2005. Gravadora: Full Surface/J-Record.

Publicado

2009-12-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Macedo, M. . (2009). Seguindo sacolas pretas em busca de igualdade e pertencimento: mercado informal, ilegalidade e consumo dos negros pobres em New York City. Ponto Urbe, 5, 1-11. https://doi.org/10.11606/1m2npe19