Um lugar de cuidado corporal ao longo dos séculos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/vs110z94

Mots-clés :

Farmácia Santa Terezinha, Cuidado corporal

Résumé

A Farmácia Santa Terezinha é localizada na Rua Arthur Bernardes, nº 100, no centro histórico da cidade de São João del Rei, em Minas Gerais. Está ladeada por lojas de roupa, sapatarias, óticas, franquia de chocolataria e outras farmácias, numa região comercial, com lojas similares às de qualquer centro urbano ou shopping. No entanto, o caráter de palimpsesto que é toda urbe (para apenas uma referência sobre o tema, cf. Pesavento, 2004), é flagrante e explícito especialmente nas cidades instaladas ainda no período colonial. Estão próximas da Farmácia Santa Terezinha as igrejas barrocas Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora das Mercês. Nossa Senhora do Rosário e, do outro lado da praia, como os são-joanenses se referem ao Córrego Lenheiro que corta a cidade, a Igreja São Francisco de Assis. As ruas do centro misturam estilos arquitetônicos, do barroco ao eclético, aos toldos plásticos, balões e sinais de liquidação, faixas e outdoors, fiações expostas e carros estacionados. A cidade, dinâmica e viva no presente, convive com constantes lembretes materiais de distintas cronologias passadas. Um desses lembretes em São João é a Farmácia Santa Terezinha.

Biographie de l'auteur

  • Sarah de Barros Viana Hissa, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Arqueologia pelo Museu Nacional / UFRJ.

Références

A NOITE. 22 de Abril de 1945. Rio de Janeiro. Edição 11921, seção Anúncios – São João del-Rei através do seu comércio, página 2.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. 2004. Com os olhos no passado: a cidade como palimpsesto. Revista Esboços. 11(11):25-30.

Téléchargements

Publiée

2022-12-23

Numéro

Rubrique

Ensaios Fotográficos

Comment citer

Hissa, S. de B. V. . (2022). Um lugar de cuidado corporal ao longo dos séculos. Ponto Urbe, 30(2), 1-8. https://doi.org/10.11606/vs110z94