A pessoa fractal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/5mzzk416

Palabras clave:

antropologia, big men, great men, noção de pessoa

Resumen

Wagner revisita o material das terras altas [da Papua Nova Guiné] com base em sua própria perspectiva austronésia da Nova Irlanda. Ele coloca em questão os diferentes tipos de compreensão antropológica utilizados para retratar os great men e os big men. Os últimos são vistos como modelos de atividade sociológica, como forças sociais mobilizadoras, pois parecem mudar a escala das ações dos homens de uma dimensão do indivíduo para uma do grupo devido aos contingentes que lideram. Mas os sistemas de great men obrigam-nos a compreender uma socialidade – e uma totalidade – preexistentes, da qual qualquer agregado só pode ser uma realização parcial. Essa totalidade não é nem um indivíduo, nem um grupo, mas uma pessoa “fractal”, uma entidade cujas relações (externas) com os outros são parte integrante de si (internas). Não importa o quão reduzida ou ampliada seja, a pessoa fractal, ao manter sua escala, reproduz apenas versões de si mesma. O great man, assim, representa a “escala” de sua cultura, e não uma mudança de escala para acomodar as tentativas antropológicas de fundamentá-la em princípios para além de si mesma. Se temos aqui uma ciência social nativa, a questão passa a ser como, então, conceber os big men do ponto de vista dos entendimentos desse tipo que os sistemas de great men são capazes de eliciar dos cientistas sociais ocidentais.

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Publicado

2011-07-29

Número

Sección

Traduções

Cómo citar

Wagner, R. (2011). A pessoa fractal (. C. K. Tambascia & I. Dulley , Trans.). Ponto Urbe, 8, 1-14. https://doi.org/10.11606/5mzzk416