Corpo - cidade: a arte subversiva nos anos 1970 em Nova Iorque

Auteurs

  • Andréia Paulina Costa UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.11606/q7jcrs57

Mots-clés :

Arte contemporânea, Antropologia Urbana, Arte Urbana, Anos 1970, Etnografia

Résumé

Esse artigo buscar analisar os trabalhos Arthur Rimbaud em Nova Iorque de David Wojnarowicz, So Help Me Hannah de Hannah Wilke e The Mythic Being de Adrian Piper como formas de contestação na cidade. Através do uso do corpo como suporte artístico, esses artistas questionaram os códigos culturais de sua época, inserindo uma linguagem ácida na qual o corpo era o protagonista da ação performática. Essas ações artísticas dialogam com o processo etnográfico, de escrita, análise e produção de conhecimento através de questões relacionadas à alteridade. A relação entre arte e etnografia nesses artistas se dá pelo processo de performatividade, de ação e de ocupação do espaço urbano com a inserção de temas ligados à sexualidade, gênero e identidade. Ações essas que produziram ruídos na cidade, subversões.

Biographie de l'auteur

  • Andréia Paulina Costa, UNICAMP

    Formada em Ciências Sociais pela UNESP - Marilia. Componente do Grupo de Estudo: Imagem, Fotografia e Cinema de 2008-2011. Doutora em Artes Visuais: História, Teoria e Crítica das Artes pelo Instituto de Artes da Unicamp. É mestra em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, na linha de Cidade, Arte e Cultura pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), USP: São Carlos. Integrou o quadro de mestres do Núcleo de Estudo das Espacialidades Contemporâneas (NEC) de 2013 a 2016. É componente do grupo de pesquisa Vanguarda e Modernidade nas Artes no Brasil e no Exterior (UNICAMP) e pesquisadora do LABimagem: Laboratório de Estudos da Imagem (FAAC - Unesp Bauru). Realizou entre 2019-2020, estágio de pesquisa no exterior BEPE- FAPESP, Berlim - Kunstbibliothek; Polônia: Museu de Arte Moderna e Zacheta National Gallery e Hungria: Ludwig Museum/ Artpool Fonte: Lattes

Références

BOWLES, John P. 2011. Adrian Piper: Race, Gender, and Embodiment Paperback. Nova Iorque: Duke University Press Books.

BRITTO, Fabiana Dultra. 2009. “Co-implicações entre Corpo E Cidade: da sala de aula à plataforma de ações”. In: F. D. Britto; P. B. Jacques (org) Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: UFBA. pp. 12-23.

FOSTER, Hal. 2014. O Retorno do Real, São Paulo: Cosac Naify.

____________. 1996. Recodificação: arte, espetáculo e política cultural. São Paulo: Paulista.

KARDON, Janet; MCCORMICK, Carlo. 1984. The East Village Scene. Califórnia: Institute of Contemporary Art.

LE BRETON, David. 2003. Adeus ao Corpo. Campinas: Papirus.

PRINCENTHAL, Nacy. 2010. Hannah Wilke.Nova Iorque: Prestel.

SILVA, Hélio R.S. 2009. “A situação etnográfica: andar e ver” Horizonte Antropológicos ano 15 n. 32: 171-188.

DOI : 10.1590/S0104-71832009000200008

TAYLOR, Marvin. 2006. Dowtown Book: The New York Art Scene 1974-1984.Nova Iorque: Princeton

WOJNAROWICZ, David. 1991. Close the Knifes: a memoir of desintegration. Nova Iorque: A Vintage Original.

Téléchargements

Publiée

2016-12-31

Numéro

Rubrique

Cir-Kula

Comment citer

Paulina Costa, A. . (2016). Corpo - cidade: a arte subversiva nos anos 1970 em Nova Iorque. Ponto Urbe, 19, 1-9. https://doi.org/10.11606/q7jcrs57