Setembro Azul: mobilização política nacional a favor das escolas bilíngues para surdos

Autores

Palavras-chave:

surdos, setembro azul, escolas mobilização

Resumo

Setembro de 2011 pode ser visto como um marco fundamental para a história da mobilização nacional a favor das escolas bilíngües para surdos. Tal movimento social, crítico à política de educação especial sob a égide da inclusão – que postula a educação prioritária de pessoas com deficiências em escolas regulares e, como corolário, o fechamento das escolas especiais –, vem se desenhando há alguns anos. Como exemplo, já relatamos, em edição anterior deste mesmo periódico, as manifestações do Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro de 2009, quando foi realizada uma mobilização na Avenida Paulista, em São Paulo, a favor das escolas especiais para surdos.

Biografia do Autor

  • César Augusto de Assis Silva

    Antropólogo e Psicanalista. Graduado em Ciências Sociais (2003) pela Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Antropologia Social (2010) pela mesma instituição. Realizou Pós-doutorado (2011-2014) no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Formado em Psicanálise (2016) pelo Núcleo Brasileiro de Pesquisa Psicanalítica. Atua em clínica particular. Autor do livro "Cultura surda: agentes religiosos e a construção de uma identidade" (Ed. Terceiro Nome). São seus temas de interesse: antropologia linguística, linguística das línguas de sinais, língua brasileira de sinais (libras), psicanálise, fronteira entre psicanálise e antropologia, diferença sexual, marcadores sociais da diferença, surdez e deficiência.

  • Cibele Barbalho Assênsio

    Doutoranda em Ciências Sociais pela Unifesp (2020) e Mestra em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2015) com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - França). Atualmente é Pesquisadora do grupo de estudos Corpo e Violência (PPGCS/Unifesp) e Pesquisadora Associada ao Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU/USP). Cursou bacharelado/licenciatura em Ciências Sociais pela USP (2012). Em sua pesquisa, lida com os seguintes temas e linhas: Antropologia do Corpo, Sociologia da Educação, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Educação Bilíngue para Surdos, Inclusão, Tecnologias Assistivas, Deficiência, Sociologia Digital, Marcadores Sociais da Diferença.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Etnográficas

Como Citar

Silva, C. A. de A. ., & Assênsio, C. B. (2011). Setembro Azul: mobilização política nacional a favor das escolas bilíngues para surdos. Ponto Urbe, 9, 1-10. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217241