A etapa final: notas acerca do mito Balboa

Autores

  • Fernanda Loureiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Henrique Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Jardim Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/cqgptx02

Palavras-chave:

boxe, corpo, Rocky Balboa

Resumo

Este trabalho é a reunião de anotações, dados e observações coletados no curto período de março a junho deste ano na Federação Mineira de Boxe, sediada no ginásio do Mineirinho, pequeno complexo ao lado do Estádio Governador Magalhães Pinto (o Mineirão), em Belo Horizonte. São os objetivos, em um primeiro instante, analisar como se dá a construção do corpo no boxe; qual a relação entre homem/corpo/prática do esporte; enfim, se o homem que pratica boxe, tanto amador quanto profissional, encarna um personagem. Seria o mito de Rocky Balboa uma representação suficientemente próxima do habitus dos lutadores do Mineirinho? Como observar a construção desses estereótipos? Nas palavras de Wacquant (2002), “o pugilismo ‘faz sentido’ quando se toma o cuidado de dele nos aproximarmos o suficiente para apanhá-lo com o seu corpo, em situação quase experimental”. Procurar esse sentido foi o que nos guiou nessa empreitada de quase três meses. Além desse verbo um tanto quanto abrangente – procurar – pretendemos praticar, descrever, fotografar, compartilhar, historiografar e suar.

Referências

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Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Graduação em Campo

Como Citar

Loureiro, F. ., Gonçalves, H. ., & Jardim, J. . (2009). A etapa final: notas acerca do mito Balboa. Ponto Urbe, 5, 1-9. https://doi.org/10.11606/cqgptx02