Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/cs9dsf20

Palavras-chave:

cidades em guerra

Resumo

Conflitos sociais reservam lugar de destaque nos estudos sobre as cidades, refletindo para além de um tema de interesse, uma certa tradição sociológica . Entretanto, há algum tempo os discursos e imaginários sobre esses conflitos têm recorrido à ideia de "guerra" a fim de caracterizar suas dinâmicas e efeitos. Representadas em diferença ao "campo de batalhas", mais recentemente as cidades passaram a ser vistas como palcos desses eventos, em vista de ameaças como o crime organizado e o terrorismo. O debate tem mobilizado autores com origem em países que fazem guerra em outros lugares, contudo, perguntas se fazem do lado de cá: como a experiência colonial recoloca a questão do conflito urbano? Quando a "guerra" não esteve entre nós? Além disso, de que forma "militarização" e outros conceitos conduzem à compreensão desses fenômenos?

Biografia do Autor

  • Frank Andrew Davies, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Ciências Sociais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Lia de Mattos Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Sociologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Edição

Seção

Dossiê "Cidades em Guerra: velhas e novas expressões do conflito urbano": Artigos

Como Citar

Davies, F. A., & Rocha, L. de M. (2024). Apresentação. Ponto Urbe, 32(1), e226621. https://doi.org/10.11606/cs9dsf20