Teses e Dissertações sobre Habitação na Pos-Graduação da FAUUSP

Autores

  • Maria Ruth Amaral de Sampaio Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p100-115

Resumo

0 curso de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanism o da Universidade de São Paulo - FAUUSP produziu uma série de dissertações de mestrado e teses de doutorado, tendo por tema habitação. Essa produção caracterizou-se por uma ampla gama de enfoques, em parte decorrentes das três áreas de conhecimento que caracterizam a estrutura da FAU: Projeto, História e Estética de Projeto e Tecnologia, que se refletem no curso de pós graduação. Além dessas grandes áreas, o próprio desenvolvim ento político, econômico e cultural do país, determinadas épocas e períodos, a influência estrangeira, o crescimento acelerado da população urbana do país, transformações na metrópole paulistana e em outras grandes cidades brasileiras, tornando mais visíveis e preocupante s os problemas habitacionais, contribuíram para privilegiar dentro da habitação diferentes recortes. Este artig o com enta essa produção acadêmica

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Ruth Amaral de Sampaio, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Professora Doutorado Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Orientadora credenciada para o curso de pós-graduação

Referências

ALMEIDA, Eduardo L. P. Riesencampf de. Habitação: Consumo, produto, projeto. São Paulo, 1972. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

AMARAL, Paulo J. Produção da habitação de interesse social na região metropolitana de São Paulo. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

ANTUNES, Carlos. A arquitetura moderna brasileira e o projeto de habitação popular. São Paulo, 1990. Dissertação (Mestrado)-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BAGNARIOLLI JR., Irineu. Política urbana no Brasil e o município de Santo André. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BARRO S CORREIA, Telma. Pedra no sertão. Plano e cotidiano operário. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BENCLO W ICZ, Carla M. Prelúdio modernista: Construindo a habitação operária em São Paulo. São Paulo, 1989. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BITTENCOURT, Doris M. M. Casas residenciais em Porto Alegre em fins do século XIX e início do XX. São Paulo, 1996. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BO LAFFI, Gabriel. Aspectos socioeconômicos do Plano Nacional de Habitação. São Paulo, 1973. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BONDUKI, Nabil G. Construindo territórios de utopia: A luta pela gestão popular em projetos habitacionais. São Paulo, 1987. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BONDUKI, Nabil G. As origens da habitação social no Brasil 1930/1954. São Paulo, 1994. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BOUERI FILHO, José Jorge. Antropometria para a arquitetura habitacional. São Paulo, 1985. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BOUERI FILHO, José Jorge. Antropometria: Fator de dimensionamento da habitação. São Paulo, 1989. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BRAGA REIS, M. Angela. Qualidade do projeto e qualidade da habitação: Métodos de avaliação. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BROSIG, Percival. O mobiliário na habitação popular. São Paulo, 1983. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

CASTELLS, M. Imperialismo y urbanizacion em América Latina. Barcelona: Gustavo Gili, S.A.

CONSTANTINO, Lygia G. Habitação popular em Campinas.- Ação e identidade. São Paulo, 1997. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

CORREA, Paulo R. Arquitetura de conjuntos habitacionais. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

DICKOW, Bernardeth. Habitação popular no Paraná: Uma avaliação histórica. São Paulo, 1996. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

ELALI, Gleice Azambuja. Conjunto Rincão: Sonho e realidade. São Paulo, 1996. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

FAGGIN, Carlos A. M. A evolução do espaço na casa popular: Estudo de caso de dois conjuntos habitacionais da Cohab/SP, na área metropolitana de São Paulo. São Paulo, 1984. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

FARAH, Flávio. Habitação e encostas. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

FERNANDES, Rosana Pereira. Produção, apropriação e consumo do espaço habitacional na cidade de Belém, Pará. São Paulo, 1998. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

FONSECA, José. Habitação popular, considerações sobre elementos modulados. São Paulo, 1979. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

GUI DA NETO, Nicolau. Os componentes construtivos da habitação: Vedação. São Paulo, 1984. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

HEREDA, Jorge F. Quando a lama virou terra. O caso da urbanização de Alagados. São Paulo, 1991. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

KFOURI, Antonio Carlos. Pré-fabricação, verticalização e gestão popular no canteiro de obras da habitação. São Paulo, 1997. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

LEMOS, Carlos A. C. Cozinhas, etc.: Um estudo sobre as zonas de serviço da casa paulista. São Paulo, 1973. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

LIMA, Aluizia Fonseca de. O arquiteto pau de arara-. A aventura da procura do saber. São Paulo, 1989. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

LIRA, José Tavares C. de. Mocambo e cidade: Regionalismo na arquitetura e ordenação do espaço habitado. São Paulo, 1997. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

MARICATO, Erminia. Indústria da construção e política habitacional. São Paulo, 1984. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

MARTINO, Arnaldo A. Habitação: Um sistema construtivo de simples montagem. São Paulo, 1981. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

MARTINO, Arnaldo A. Habitação social urbana.- Projeto de habitação multifamiliar de econômica produção, em ocupações urbanas de médias densidades e como um meta projeto espacial e construtivo. Brasil, 1990/2000. São Paulo, 1990. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

MARTUCCI, Ricardo. Projeto tecnológico para edificações habitacionais: Utopia ou desejo? São Paulo, 1991. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

MAUTNER, Yvonne. A cria rebelde. São Paulo, 1981. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

MENNA BARRETO, Helena. Terra e moradia: Que papel para o município? São Paulo, 1998. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

NEGRELOS, Eulalia Portela. Remodelação de bairros populares em São Paulo e Madrid 1976/1992: Projeto e participação popular. São Paulo, 1998. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

ORNSTEIN, Sheila W. Deficiências habitacionais na área urbana paulistana: Causas, conseqüências e análise. São Paulo, 1984. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

PAMPLONA, Teimo. O interior da casa proletária/ Ambiente urbano-industrial. São Paulo, 1981. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

PEREIRA, Maria Lúcia Gonçalves. Do canteiro de obras à habitação popular: Dois estudos de caso. São Paulo, 1990. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

QUEIROZ RIBEIRO, Luiz Cesar. Da propriedade fundiária ao capital incorporador: As formas de produção da moradia na cidade do Rio de Janeiro. São Paulo, 1991. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

REZENDE, Vera Lucia F. M. Planejamento e política fundiária: O caso da cidade do Rio de Janeiro. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

RIBEIRO, Antonio Paulo C. Políticas urbanas e programas habitacionais. São Paulo, 1984. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

ROSETTO, Rossella. Organismos internacionais e a autoconstrução: Análise e reflexões sobre as políticas de habitação para população de baixa renda. São Paulo, 1994. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

RUBANO, Lizete Maria. Condições de trabalho e moradia dos trabalhadores rurais-. Um estudo no município de Marília. São Paulo, 1990. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SALATA, Robinson. Habitação popular e desenho industrial: Uma questão tecnológica. São Paulo, 1988. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SAMPAIO, Maia Ruth A. de. Metropolização, um estudo da habitação popular paulistana. São Paulo, 1972. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SANT ’ANNA, Maria Josefina. Cidade, habitação e família contemporânea, os flats cariocas como uma nova forma de morar. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SERRANO, Fábio Eduardo. Vargem Grande, Guarujá: Um espaço para a melhoria das condições habitacionais na Baixada Santista. São Paulo, 1992. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SILVA, José Carlos P. Habitação popular na região de Presidente Prudente: Proposta de sistema construtivo. São Paulo, 1984. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SIMlEMA, Janir. As transformações do ambiente urbano relativas à implantação de conjuntos habitacionais na cidade de Londrina/PR. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SOUKEF JUNIOR, Antonio. Reabilitação de conjunto ferroviário de Mayrink. São Paulo, 1994. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SOUZA E SILVA, Paulo Sergio. Morada evolutiva: Do Promorar ao Penha. São Paulo, 1989. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SUGAI, Geni T. Projeto de edificação/Arquitetura e meio ambiente. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

TANAKA, Marta S. Favela e periferia: Estudos de recomposição urbana. São Paulo, 1993. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

TARALLI, Cibele H. Ambiente construído e legislação: O visível e o imprevisível. São Paulo, 1994. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

TEIXEIRA, Antonio Carlos. Cortiço: O pequeno espaço do povo. São Paulo, 1986. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

TOLEDO SILVA, Ricardo. Habitação, infra-estrutura e regulação pública: Limites da privatização. São Paulo, 1991. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

TRAMONTANO, Marcelo C. Novos modos de vida, novos espaços de morar, Paris, São Paulo e Tokyo: Uma reflexão sobre a habitação contemporânea. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

VARON, Conceição M. Ferraz de. E a história se repete... A s vilas operárias e os conjuntos residenciais do IAPS no Rio de Janeiro. São Paulo, 1989. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

VAZ, Lilian Fessler. Uma história da habitação coletiva na cidade do Rio de Janeiro - Estudo da modernidade através da moradia. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

XAVIER DE SOUZA. M aria Tereza. O programa das cooperativas habitacionais do BNH: O cooperativismo inventado. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

ZIBEL COSTA, Carlos R. O equipamento hidráulico e sanitário da habitação. São Paulo, 1983. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2000-12-19

Edição

Seção

Balanços Temáticos

Como Citar

Sampaio, M. R. A. de. (2000). Teses e Dissertações sobre Habitação na Pos-Graduação da FAUUSP. PosFAUUSP, 8, 100-115. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p100-115