Projeto e favela: metodologia para projetos de urbanização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i9p68-86Resumo
Este artigo trata da tese de doutorado Projeto e favela: Metodologia para projetos de urbanização, que apresenta uma síntese metodológica para aprimoramento da elaboração de projetos e obras de urbanização de favelas. Conceitua-se 0 fenômeno do assentamento ilegal como uma alternativa entre as formas de provisão de moradia da população pobre de países periféricos, mesmo que emergentes, como 0 Brasil. Apresenta-se um quadro geral da política oficial para favelas no Brasil. Estudamos aqui também 0 aparecimento, 0 crescimento das favelas, 0 desenvolvimento de políticas públicas relevantes e 0 processo de obtenção de direitos a serviços, tendo como foco 0 município de São Paulo. É traçado 0 caminho histórico da reformulação, socialmente construída, dos partidos do projeto urbanístico para as favelas, a partir, principalmente, da experiência brasileira, e particularmente, de São Paulo e Rio de Janeiro. Destaca-se 0 processo de desenvolvimento das políticas públicas e dos métodos e paradigmas dos assentamentos e de projeto desenvolvidos a partir de pós-guerra em algumas capitais brasileiras. São avaliados também casos de obras de urbanização de favelas pesquisados coletivamente em 1999 em cinco cidades brasileiras, quanto à qualidade do ambiente resultante. A partir das pesquisas realizadas, faz-se uma discussão sobre a adequação urbanística e socioambiental da intervenção em favela. Destaca-se a questão da estética da paisagem resultante na favela urbanizada, em que a ocupação original não foi orientada por projeto técnico, e produzindo uma qualidade espacial específica, social e historicamente construída. A tese é finalizada com a apresentação de uma contribuição ao aprimoramento do desenvolvimento de projetos e obras, bem como diretrizes para políticas públicas com maior amplitude social e espacial como resposta a uma das graves iniqüidades da urbanização brasileiraDownloads
Referências
BUENO, Laura Machado de Mello. P olítica h a b ita c io n a l e favelas: Estudos de caso. Trabalho programado apresentado à FAUUSP, São Paulo, 1998.
Projeto e favela: Metodologia para projetos de urbanização. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado)— Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
CASTEL, Robet. Les métamorphoses de laquestion sociale. Mesnil-sur-L’Estrée: Librarie Artheme Fayard, 1995, xerox.
GOLDBERG, A. The birds have nested: Design direction for informal settlements. Urban Design International, v. 1, n. 1, p. 3-15, 1996.
GUIMARÃES, Samuel Pinheiros. Quinhentos anos de periferia: Mecanismos e saídas. Novembro de 1998, xerox.
KUCINSKI, Bernardo. Nosso lugar na história. Revista Teoria & Debate, n. 22, p. 38-46 , 1993.
LEE,T. Water management in the metropolitan areas of Latin America. In: SEMINÁRIO METROPOLIS LATINA-AMERICANA. São Paulo, 1992. Anais. São Paulo: FAUUSP, 1992.
MICHELIN, Anna Conigliaro. Metodologias e experiências de recuperação de áreas informais urbanas: Uma pesquisa em sete capitais brasileiras. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL OS DESAFIOS DA CIDADE INFORMAL, 1995. Belo Horizonte. Anais. Brasília: Secretaria de Política Urbana do Ministério de Planejamento e Orçamento, 1995.
OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor: A economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
RODRIGUES, Aríete M., SEABRA, Manoel. Habitação e espaço social em São Paulo, Boletim Paulista de Geografia, n. 64, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1986.
SILVA, Maria Laís Pereira. Habitação e melhoria das condições ambientais. In: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, AGENDA 21 - POLÍTICAS DE MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL, 1999. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.ibam.org.br/parceria21/cidsus21html
STEELE, James (Ed.). The Aga Khan Award. Architecture for a changing world. Londres: Academy Editions, 1992.
SUDARMO, S. P. Some high lights o f the Indonesian urban strategy- The Kampung improvments program. Trabalho apresentado ao INTERNATIONAL SEMINAR THE HIDDEN ASSIGMENT: AT HOME IN THE CITY. Netherlands Architecture Institute, Delft University of Technology, Faculty of Architecture DUT, Netherland Ministry of Development Cooperation, Rotterdam, nov. 1994.
TURNER, John. Housing by people: Towards autonomy in building environments. Londres: Marion Boyards, 1967.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais