Entre mensagem e desígnio: o lugar do desenho industrial na FAUUSP em meados da década de 1960

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2023.208778

Palavras-chave:

História da arquitetura, História do design, Ensino de design, Década de 1960, Lucio Grinover

Resumo

Este artigo tem como objetivo debater os sentidos da inclusão das disciplinas de Desenho Industrial (DI) na reforma de ensino de 1962 ocorrida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). A partir da interpelação de documentos oficiais da instituição e dos enunciados produzidos por seus docentes, procurou-se evidenciar duas questões principais. Primeiro, a diversidade de objetivos e intenções na origem do ensino de desenho industrial em São Paulo, destacando-se o ideário do “projetista total”, a ampliação das escalas de projeto nos estúdios e os problemas em torno da industrialização da construção. Depois, o texto discute e contextualiza os enunciados elaborados por Lucio Grinover em meados da década de 1960, colocando em primeiro plano sua aposta na cientificidade do ensino de projeto possibilitada pelas disciplinas de DI.

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Publicado

2023-12-15

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Artigos

Como Citar

Fiammenghi, J. B. . (2023). Entre mensagem e desígnio: o lugar do desenho industrial na FAUUSP em meados da década de 1960. PosFAUUSP, 30(57), e208778. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2023.208778