Em busca dos espaços públicos de brincar: um estudo das infâncias contemporâneas na cidade de Vitória-ES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i45p102-117Palabras clave:
Espaço público. Espaço lúdico. Infância. Cidadania. Vitória - ES.Resumen
Este artigo é parte da pesquisa de pós-doutorado “Espaços lúdicos infantis: de Barcelona/Espanha a Vitória/Brasil (PPGAU-UFES, 2015-2016)”, cujo estudo de campo desenvolvido em Vitória - ES constitui sua base empírica. O pensamento crítico aqui exposto se constrói a partir da articulação entre campos do conhecimento adjacentes à Arquitetura e Urbanismo, como planejamento urbano, cultura urbana, educação e sociologia da infância. O trabalho se aproxima do objeto real - os sujeitos-crianças - através da infância de Vitória - ES usuária dos seus espaços lúdicos. Na inter-relação entre cidade contemporânea e infância urbana, o objetivo é introduzir algumas perspectivas acerca do lugar da criança na cidade: no espaço e na sociedade. Mais especificamente, busca-se construir uma leitura transdisciplinar para entender o potencial dos espaços públicos das grandes cidades brasileiras[1], as dinâmicas sociais e práticas infantis sobre a cidade, e o real papel que desempenham no desenvolvimento da infância, na sua sociabilidade e construção da cidadania.
[1] É importante pontuar que utilizamos o termo “grandes cidades” para abarcar tanto as cidades “médias”, quanto as “grandes” e as “metrópoles”, caracterizadas por problemáticas socioespaciais semelhantes. Segundo dados do IBGE (2010), cerca de 50% da população brasileira vive em cidades com mais de 100 mil habitantes.
Descargas
Referencias
ALDEROQUI, S. S. La ciudad: un territorio que educa. Caderno CRH, v.16, n.38, p.153-176. Salvador, jan./jun. 2003.
ALMEIDA, A.; GOBBI, H. Lugar de toda pobreza. Vitória: Unigrafic, 1983.
ALMEIDA, M. T. P. O Brincar das crianças em espaços públicos. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2012. Tese de Doutorado em Didáctica y Organización Educativa.
ARIÈS, P. História Social da Infância e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BORGES, M. M. F. C. Diretrizes para projetos de parques infantis públicos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008. Dissertação de Mestrado em Arquitetura.
BORJA, J.; MUXÍ, Z. El espacio público, ciudad y ciudadanía. Barcelona: Electa, 2003.
CASTELLS, M. Espacios públicos en la sociedad informacional, In: SUBIRÓS, P. (Ed.). Ciutat real, ciutat ideal. Significat i funció a l’espai urbà modern. Urbanitats, n.7, Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona, Barcelona, 1998.
DEBORTOLI, J. A. O.; MARTINS, M. F. A.; MARTINS, S. (orgs.). Infâncias na Metrópole. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DIAS, M. S.; FERREIRA, B. R. Espaços públicos e infâncias urbanas: a construção de uma cidadania contemporânea. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v.17, n.3, p.118-133, set./dez. 2015.
FORNACIARI, D. Z. A (Re)Invenção dos Espaços Públicos: O Lazer em Vitória (ES). 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1993.
FREIRE, A. L. O. Espaços públicos de lazer na infância: sobre as limitações das atividades lúdicas na cidade. Revista Caminhos de Geografia. V.15, n.50 (2014), p.01-17.
GARCIA, E. B. Ação cultural, espaços lúdicos e brinquedos interativos. In: MIRANDA, D. S. (Org.). O parque e a arquitetura: uma proposta lúdica. São Paulo: Papirus, 1996.
HUIZINGA, J. Homo ludens. Madrid: Alianza Editorial, 2012.
JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LANSKY, S. Na cidade, com crianças. Uma etno-grafia especializada. 2012. 302p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro Editora, 2009.
LEFEBVRE, H. La producción del espacio. Madrid: Capitán Swing, 2013.
LIMA, M. S. A Cidade e a Criança. São Paulo: Nobel, 1989. Coleção Cidade Aberta.
LOUREIRO, A. S. S. A cidade também é nossa: jardim-de-infância, espaço urbano e educação para a cidadania. 2010. Dissertação (Mestrado em Sociologia da Infância) – Universidade do Minho, Braga, 2010.
MALHO, M. J. A criança e a cidade: independência de mobilidade e representações sobre o espaço urbano. In: V CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA. Sociedades contemporâneas: reflexividade e acção. 5, 2004, Lisboa. Actas... Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2004. p.49-56.
MARTÍNEZ, V. N. y otros. Playgrounds en el Siglo XXI. Una reflexión sobre los espacios de juego en la infancia. Arquitectonics: mind, land & society, nº25, 2013. p.189.
MENDONÇA, E. M. S. Apropriações do espaço público: alguns conceitos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.7, n.2, p.296-306. Rio de Janeiro: UERJ, ago. 2007.
MIRANDA, N. Origem e Propagação dos Parques Infantis e Parques de Jogos. São Paulo: Departamento de Cultura, 1941.
NIEMEYER, C. A. C. Parques Infantis de São Paulo. Lazer Como Expressão de Cidadania. São Paulo: Anna Blume/Edusp, 2002.
OLIVEIRA, C. O Ambiente Urbano e a Formação da Criança. São Paulo: Aleph, 2004.
POSTMAN, N. O desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1999.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1996.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, EDUSP, 2006.
SARMENTO, M. J. (org.). 3C – Crianças, Cidades, Cidadania. Braga: Universidade do Minho, IEC, 2008.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA A. B. (orgs.). Crianças e miúdos: Perspectivas sociais pedagógicas da infância e da educação. Porto: ASA, 2004.
SARMENTO, M. J.; FERNANDES, N.; TOMÁS, C. Políticas públicas e participação infantil. Revista Educação, Sociedade & Culturas, n.25, p.183-206. Porto: Universidade do Porto, 2007.
SARTÓRIO, F. D. V. Lazer, cidadania e desigualdade: um estudo sobre Vitória-ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
VIGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais