Arquitetura e propaganda: o marketing na produção imobiliária por incorporação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i15p76-96Palabras clave:
Marketing imobiliário, arquitetura, representação, imagem, propaganda imobiliária, incorporação imobiliária, publicidadeResumen
Este artigo visa discutir alguns pontos importantes na compreensão da lógica da representação da mercadoria-imóvel, no momento em que a propaganda se apresenta como instrumento estratégico na determinação dos preços, e como elemento que estabelece novos padrões de uso do espaço para quem o apropria. O que se propõe neste texto é iniciar a discussão dos aspectos culturais envolvidos no mercado imobiliário, mas sob um tratamento que permita sua articulação crítica com as especificidades da lógica de produção do imobiliário.Descargas
Referencias
ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos modernos. 2 ed. São Paulo: Edusp, 1995.
ARANTES, Otília. Urbanismo em fim de linha. São Paulo: Edusp, 1998.
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
COSTA, André. A arquitetura da imagem e a imagem da arquitetura: Uma investigação sobre a construção dos discursos na produção do espaço urbano. 2003. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
ECO, U. A estrutura ausente. São Paulo: Perspectiva, 1997.
ECO, U. As formas do conteúdo. São Paulo: Perspectiva, 1974.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: Globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1997.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
GOTTDIENER, M. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1993.
GOTTDIENER, M. Postmodern semiotics: Material culture and the forms of postmodernism life. Massachusetts: Blackweel, 1995.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
JAMESON, F. Pós-modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
JAMESON, F. A cultura do dinheiro. Petrópolis: Vozes, 2001.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.
LEFEBVRE, Henri. A Vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.
LEFEBVRE, Henri. Le matérialisme dialectique. Paris: Press Universitaire de France, 1957.
SOUZA, Maria Adelia A. de. A identidade da metrópole. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1994.
ZUKIN, Sharon. The cultures of the cities. Nova York: Blackwell Publishers, 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais