A Importância do espaço no processo de ensino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i9p176-189Resumo
0 espaço pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem servindo de instrumento para a efetivação da relação professor-aluno. Como arquitetos, devemos fazer uma análise das variáveis componentes do espaço do ponto de vista da psicologia ambiental para aumentar a eficiência do processo de ensino-aprendizagem. 0 seguinte artigo enfatiza as relações professor-aluno, aluno-espaço e professor-espaço em pré-escolas, pontuando algumas das variáveis dos aspectos perceptuais e psicológicos do ambiente escolarDownloads
Referências
BRUBAKER, William C. Planning and designing schools. Nova York: McGraw-Hill, 1998.
D’OLIVEIRA, Martha Hübner. Analisando a relação professor-aluno: Do planejamento à sala de aula. Cadernos Brasileiros de Educação. São Paulo: Editora CLR Brasileiro, 1987. Coleção Ensinando/Aprendendo.
GARDNER, Howard. A criança pré-escolar: Como pensa e com o a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1994.
KRASNER, Leonard (Org.). Environmental design and human behavior. A psychology of the individual in society. Nova York: Pergamon Press, 1980.
MEHRABIAN, Albert, RUSSEL, James. An approach to environm ental psychology. Massachusetts: MIT Press, 1974.
ORNSTEIN, Sheila, BRUNA, Gilda, ROMÉRO, Marcelo. Ambiente construído & comportamento. A avaliação pós-ocupação e qualidade ambiental. São Paulo: Studio Nobel e FUPAM, 1995.
PIAGET, Jean. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1993.
PROSHANSKY, Harols M., ITTELSON, William H., RIVLIN, Lecanne G. Environmental psychology; man and his physica l setting. Holt, Nova York: Rineheart and Wiston Press, 1970.
SOMMER, Robert. Espaço pessoal. São Paulo: E.P.U., 1973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais