El cine de Sara Gómez: una lectura sobre el contexto posterior a la revolución en Cuba
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.169808Palabras clave:
Cine, Sara Gómez, Dicotomías, Modernidad, IdentidadResumen
Este artículo presenta aspectos del cine de la cineasta cubana Sara Gómez a partir del análisis de algunos de los elementos de su único largometraje De cierta manera (1974). La película da sustento a discusiones sobre la sociedad cubana en el período posterior a la Revolución de 1959, los problemas sociales, los conflictos y las dicotomías existentes entre los valores pasados y tradiciones frente al proceso de la transformación en curso. Aunque considere que la película presenta una discusión sobre el papel de la mujer en la sociedad cubana en la década de 1970, propongo una reflexión sobre el tema de la crisis de las identidades frente el proceso de modernización.
Descargas
Referencias
AVELLAR, José Carlos. A ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, García Espinosa, Sanjinés, Alea – Teorias de cinema na América Latina. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora 34/Edusp, 1995.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Tradução: Carlos Felipe Moisés; Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
DAVIES, Catherine. Modernity, masculinity and Imperfect Cinema in Cuba. Screen, v. 38, n. 4, winter 1997. Glasgow, Scotland, UK, pp. 345‐359.
DÁVILLA, Ignacio Del Valle; VILLAÇA, Mariana. Revolução Cubana e documentário – 60 anos. DOC On-line, p.2-11, set.2019. Disponível em: < http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/650/467> Acesso em 12 jul. 2020.
FILMER, Paul. A estrutura do sentimento e das formações sócios-culturais: o sentido de literatura e de experiência para a sociologia da cultura de R. Williams. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.14, p. 371-396, 2009. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1944/1582> Acesso em 17 mai. 2020.
GÓMEZ, Sara. Respuestas a una encuesta sobre el cine documental didáctico. Pensamiento Crítico, 42, 1970.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JARBADO, Mercedes (Org.). Feminismos negros: una antologia. Madrid: Traficantes de sonhos/Mapas, 2012.
MESQUITA, Cláudia Cardoso; VEIGA, Roberta. O feminismo de Sarita: limiar, dialética e interseccionalidade em De cierta manera. In: Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 11 a 14 jun.2019, p. 1-20. Disponível em: < http://www.compos.org.br/biblioteca/trabalhos_arquivo_R23FBX7T3FTK5NEJQL1Q_28_7837_22_02_2019_11_49_12.pdf> Acesso em 12 mai. 2020.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira: pontos de partida para uma revisão histórica. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1977.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.
RICH, B. Ruby. An/Other view of New Latin American Cinema. Iris – a jornal of theory on image and sound, n.13, 1991, pp. 5‐27.
SCHUTZ, Alfred. Collected Papers. The Hague: Nijhoff, 1962, v.2.
THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VALDÉS LEÓN, Camila. De cierta manera. Lecturas de Frantz Fanon en Sara Gómez. Cuadernos del Caribe, San Andrés Isla, n. 19, p.45-51, jan-jun.2015. Disponível em: < https://revistas.unal.edu.co/index.php/ccaribe/article/view/53508> Acesso em 12 mai. 2020.
VEIGA, Ana Maria. Radicalizar e “Cine Imperfecto” cubano – Sara Gómez. História Revista, Goiânia, v.23, n.1, p.28-48, jan./abr. 2018. (DOI: hr.v23i1.51912)
VILLAÇA, Mariana. Aproximações e tensões entre o ICAIC e a política cultural em Cuba. Ideas: Idée d’Amériques, Paris, n.7, p. 1-15, Printemps/Été, 2016. (https://doi.org/10.4000/ideas.1366)
VILLAÇA, Mariana. Cinema Cubano. Revolução e Política Cultural. São Paulo: Alameda, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Cleonice Elias da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.