Humilhação Social - um Problema Político em Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107818Palavras-chave:
Classe trabalhadora. Privação social. Ansiedade social. Psicologia social.Resumo
Este artigo opera com resultados de uma pesquisa de psicologia social desenvolvida em regime participante e envolvendo mulheres que na Vila Joanisa - SP assumiram comunitariamente o trabalho de Centros de Juventude. Dedicamo-nos aqui ao exame de um problem a político e psicológico, a humilhação social, uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classes: para assim caracterizá- lo, recorremos à investigação marxista e à psicanálise.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1998-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
Humilhação Social - um Problema Político em Psicologia. (1998). Psicologia USP, 9(2), 11-67. https://doi.org/10.1590/psicousp.v9i2.107818