Neoliberalismo, Política Educacional e Ideologia: As Ilusões da Neutralidade da Pedagogia como Técnica
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v10i2.108068Palavras-chave:
Educação. Escola pública. Política educacional. Liberalismo. Ideologia. Reforma educacional.Resumo
A educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações políticoeconômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transforma ções educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motiva ções, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1999-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
Neoliberalismo, Política Educacional e Ideologia: As Ilusões da Neutralidade da Pedagogia como Técnica. (1999). Psicologia USP, 10(2), 153-187. https://doi.org/10.1590/psicousp.v10i2.108068