Neoliberalismo, Política Educacional e Ideologia: As Ilusões da Neutralidade da Pedagogia como Técnica

Autores

  • Marcelo Domingues Roman Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/psicousp.v10i2.108068

Palavras-chave:

Educação. Escola pública. Política educacional. Liberalismo. Ideologia. Reforma educacional.

Resumo

A educação tem assumido historicamente importância estratégica para o Estado como legitimadora de uma sociedade cada vez mais excludente. Isso torna imprescindível, para psicólogos escolares, a compreensão dos processos ideológicos que acompanham as reformulações políticoeconômicas através das quais o capitalismo enfrenta suas crises. Este artigo descreve em sua primeira parte algumas das principais transforma­ ções educacionais que estamos presenciando e quais seriam suas motiva­ ções, tais como declaradas pelo discurso oficial governista. Na segunda, aponta para as relações entre essas transformações educacionais e as políticas neoliberais, criticando seus temas através do conceito materialista histórico de ideologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Domingues Roman, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
    Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Neoliberalismo, Política Educacional e Ideologia: As Ilusões da Neutralidade da Pedagogia como Técnica. (1999). Psicologia USP, 10(2), 153-187. https://doi.org/10.1590/psicousp.v10i2.108068