Aquisição de intraverbais em crianças com autismo: efeitos do pareamento de estímulos e respostas ecoicas

Autores

  • Malena Russelakis Carneiro Costa Universidade Federal do Pará
  • Carlos Barbosa Alves de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e190061

Palavras-chave:

procedimento de observação de pareamento de estímulos, intraverbais, ecoico, autismo

Resumo

O ensino de intraverbais para indivíduos com autismo tem sido realizado, principalmente, através de procedimentos que envolvem reforçamento diferencial. Recentemente, o procedimento de observação de pareamento de estímulos (SPOP) surgiu enquanto alternativa para verificar a emergência de repertórios verbais. O SPOP implica o pareamento de estímulos sem exigir outra resposta que a observação do pareamento. O ecoico tem sido apontado como facilitador na emergência de operantes verbais. O presente estudo comparou, com um delineamento de sondas múltiplas concorrentes com tratamento alternado adaptado, a eficácia do SPOP com um procedimento de apresentação contígua de estímulos com requisição de resposta ecoica na emergência de intraverbais em três crianças com autismo. Observou-se a eficácia do SPOP na indução de intraverbais e verificouse o papel facilitador do ecoico. Discutem-se possíveis efeitos de interferência dos tratamentos, da extinção de respostas no contexto experimental e da utilização de reforçadores condicionados como parte do SPOP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Malena Russelakis Carneiro Costa, Universidade Federal do Pará

    Malena Costa recebeu bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

    Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Belém, PA, Brasil

  • Carlos Barbosa Alves de Souza, Universidade Federal do Pará

    Carlos Souza é bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2022-09-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aquisição de intraverbais em crianças com autismo: efeitos do pareamento de estímulos e respostas ecoicas. (2022). Psicologia USP, 31, e190061. https://doi.org/10.1590/0103-6564e190061