Netnografia e a pesquisa científica na internet
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-6564e200066Palavras-chave:
internet, pesquisa científica, netnografia, etnografia virtualResumo
Este artigo tem como objetivo fomentar a discussão sobre a realização de pesquisas acadêmicas em ambientes on-line e, especialmente, em locais que soam como inadequados para a construção de um saber científico. Tendo como suporte metodológico a Netnografia e a descrição de um percurso metodológico que utilizou exclusivamente o Facebook como lócus de produção de dados, o que se conclui é que a possibilidade de invenção metodológica é, inegavelmente, um dos legados da internet para as pesquisas científicas – processo criativo que não pode excluir o rigor, a condução ética e a fidedignidade, características tão caras e imprescindíveis ao método de construção do conhecimento científico, mas que ainda impõem muitos desafios que precisam ser superados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Psicologia USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.