As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta

Autores

  • Lisiane Leffa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edson Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e210001

Palavras-chave:

Escolas ocupadas, Psicanálise e cultura, Utopia

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da emergência de novas discursividades no campo político com o movimento de ocupações de escolas no Brasil, entre 2015 e 2016, considerando a dimensão utópica presente nessas experiências estudantis que se conjugaram a partir da posição de um não-saber. Articula-se com registros bibliográficos, fotográficos e audiovisuais, convocando o pensamento para uma conversa entre política e utopia.

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Publicado

2023-04-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As ocupações das escolas e suas formas inéditas de revolta. (2023). Psicologia USP, 33, e210001. https://doi.org/10.1590/0103-6564e210001