O cientista que ensinava
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-51771996000100011Palavras-chave:
Keller^i1^sFred Simm, Keller^i1^s1899-1, Aprendizagem, Análise do comportamento, Métodos de ensino, Psicologia experimental, História da PsicologiaResumo
Este artigo procura descrever o trabalho de Fred. S. Keller como cientista e educador. São detalhados comportamentos que explicam o sucesso do professor e divulgador da análise experimental do comportamento. Além das análises da pessoa e do cientista Keller, realizadas pelo autor, foram incluídos depoimentos de colaboradores e ex-alunos. Destaca-se uma maneira de ensinar, através do ouvir, perguntar e fornecer sugestões que parecem ser o ponto básico do comportamento de Keller. Embora nem sempre seja explicitado, está contido no artigo seu amor e respeito pelas pessoas. São apresentadas de forma resumida as contribuições mais importantes da obra de Keller: o ensino do código Morse, a aplicação da análise do comportamento e o plano Keller, um sistema de ensino personalizado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1996-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
O cientista que ensinava . (1996). Psicologia USP, 7(1-2), 225-245. https://doi.org/10.1590/S1678-51771996000100011