"A culpa é sua"

Autores

  • Flávia da Silva Ferreira Asbahr Universidade Ibirapuera
  • Juliana Silva Lopes Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000100005

Palavras-chave:

Fracasso escolar, História da psicologia, Ideologia

Resumo

O artigo analisa a influência das concepções tradicionais da Psicologia nas falas de educadores e alunos sobre o fracasso escolar na atualidade. Para tanto, faz uma breve revisão da psicometria e da teoria da carência cultural como representantes da concepção ideológica que centra no indivíduo e no "ambiente" as causas do fracasso. Posteriormente, analisa criticamente trechos de entrevistas com educadores e alunos de uma escola pública municipal, ilustrativos da repercussão dessa concepção, em suas diversas nuances, no pensar e fazer pedagógico. Por último, reflete sobre as aproximações e rupturas da Psicologia com a ideologia, apresentando os princípios da Psicologia Histórico-cultural e sua contribuição à compreensão dos fenômenos escolares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-03-01

Edição

Seção

Dossiê: Psicologia e Ideologia - o Preconceito Racial