A escola na mídia: sobre "populares" e "nerds"

Autores

  • Roseli Fernandes Lins Caldas Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000100006

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Psicologia escolar, Meios de comunicação de massa

Resumo

O presente artigo propõe-se a analisar uma matéria sobre a escola, publicada em revista semanal não especializada, de circulação nacional. Após a descrição dos dados informativos da reportagem, é feita uma análise atentando-se à realidade da submissão da mídia à ideologia dominante. Fundamentada na produção das relações que se estabelecem no ambiente escolar, e tendo como pano de fundo a desigualdade e barbárie presentes na escola, a discussão visa a apontar a natureza das concepções dos discursos tanto dos jornalistas, como dos educadores, alunos e profissionais de Psicologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-03-2006

Edição

Seção

Dossiê: Psicologia e Ideologia - o Preconceito Racial

Como Citar

A escola na mídia: sobre "populares" e "nerds". (2006). Psicologia USP, 17(1), 75-85. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000100006