O seminário católico e a formação sacerdotal: um estudo psicossocial

Autores

  • Sílvio José Benelli Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000300011

Palavras-chave:

Psicologia e religião, Análise institucional, Seminários, Subjetividade, Seminaristas, Catolicismo

Resumo

Nesta pesquisa realizamos uma análise institucional, cujo objetivo é problematizar as práticas formativas eclesiásticas católicas, tais como elas se apresentam nos modos de funcionamento institucional de um seminário católico e no registro do saber eclesiástico, como produtoras de uma modalidade específica da subjetividade (futuros padres). Por meio da observação do cotidiano do estabelecimento, de entrevistas semi-estruturadas com diferentes atores institucionais, da análise dos documentos oficiais do Magistério católico e de uma revisão bibliográfica pertinente, buscamos compreender as relações de formação entre padres formadores e seminaristas em termos de um dispositivo privilegiado de constituição do seminário como agência de produção de subjetividade. Concluímos que o seminário investigado pode ser considerado uma instituição tipicamente disciplinar cujo principal mecanismo e operador microfísico é o relatório (instrumento de exame, vigilância e sanção normalizadora).

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Publicado

2006-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O seminário católico e a formação sacerdotal: um estudo psicossocial. (2006). Psicologia USP, 17(3), 145-182. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000300011