O seminário católico e a formação sacerdotal: um estudo psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000300011Palavras-chave:
Psicologia e religião, Análise institucional, Seminários, Subjetividade, Seminaristas, CatolicismoResumo
Nesta pesquisa realizamos uma análise institucional, cujo objetivo é problematizar as práticas formativas eclesiásticas católicas, tais como elas se apresentam nos modos de funcionamento institucional de um seminário católico e no registro do saber eclesiástico, como produtoras de uma modalidade específica da subjetividade (futuros padres). Por meio da observação do cotidiano do estabelecimento, de entrevistas semi-estruturadas com diferentes atores institucionais, da análise dos documentos oficiais do Magistério católico e de uma revisão bibliográfica pertinente, buscamos compreender as relações de formação entre padres formadores e seminaristas em termos de um dispositivo privilegiado de constituição do seminário como agência de produção de subjetividade. Concluímos que o seminário investigado pode ser considerado uma instituição tipicamente disciplinar cujo principal mecanismo e operador microfísico é o relatório (instrumento de exame, vigilância e sanção normalizadora).Downloads
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Publicado
2006-09-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
O seminário católico e a formação sacerdotal: um estudo psicossocial. (2006). Psicologia USP, 17(3), 145-182. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000300011