Unidade da pessoa segundo Edith Stein: contribuições à educação para a nutrição
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642008000400003Palavras-chave:
Nutrição, Educação, Comportamento alimentar, Pessoa, Edith SteinResumo
Aborda-se a relação entre educação e nutrição tematizando a unidade da pessoa, a educação como formação e esta como formação da pessoa. Com os conceitos de Edith Stein de centro pessoal e de força vital, examinam-se os pontos fundantes do interesse dos sujeitos humanos pela vida pessoal e pelo mundo circundante. Deles dependem tanto a unidade da pessoa - física, psicológica e espiritual -, sua relação não alienante com o contexto social, quanto a constituição de comunidade propriamente dita. Conclui-se que sem um caminho possível para formação da pessoa, para cada um se tornar mais si mesmo, não se estabelece processo de cuidado pessoal ou social.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
