A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade

Autores

  • Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes Corrêa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000036

Palavras-chave:

Criança problema, Ideal. Autoridade, Transferência, Psicanálise e educação

Resumo

O artigo aborda a dimensão do Ideal na abordagem de Arthur Ramos, no momento inaugural da interlocução da educação com a psicanálise, ao introduzir a noção de criança problema e prerrogar a reeducação como medida óbvia por meio da transferência. Argumenta que, enquanto Ramos toma como principal ferramenta a dimensão do Ideal comportada pela transferência para fazer valer a autoridade degradada nos quadros de problemas da criança na escola, podemos verificar a partir de Lacan, sustentado rigorosamente nos textos de Freud, que o Ideal segrega e ele está na contramão da autoridade. Nessa direção, o artigo, ao abordar de forma mais destacada a transferência, verifica um desvio na origem dessa interlocução entre esses dois campos, no contexto brasileiro.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A inauguração da interlocução entre a educação e a psicanálise no Brasil: Arthur Ramos, transferência, ideal e autoridade. (2011). Psicologia USP, 22(4), 789-812. https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000036