O conceito de inconsciente à luz do recurso a Joyce: o último ensino de Lacan

Autores/as

  • Cláudia Henschel de Lima Universidade Federal Fluminense
  • Ciro Franco de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564e180187

Palabras clave:

inconsciente, Joyce, psicanálise, linguística, gozo

Resumen

O artigo parte da interrogação: em que sentido o recurso à escrita de James Joyce abala a axiomática do ensino de Lacan, centrada no estruturalismo linguístico? O artigo visa, então, localizar a relevância do recurso a Joyce na reformulação do conceito de inconsciente. Por meio do levantamento conceitual sobre a definição do conceito de inconsciente, no ensino de Lacan, foi possível problematizar a validade do recurso à linguística estrutural para definir o conceito de inconsciente, interrogando o deslocamento desse recurso teórico para a obra de Joyce. A hipótese do artigo é que a evidência clínica da fala imposta, em um paciente psiquiátrico, e na própria experiência de Joyce, impôs à Lacan o trabalho epistemológico de problematizar o estatuto do significante como representativo do sujeito do inconsciente e, a partir daí, elaborar o conceito de inconsciente em sua relação com a experiência de gozo, e não em relação ao significante.

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Biografía del autor/a

  • Cláudia Henschel de Lima, Universidade Federal Fluminense

    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, Volta Redonda, Brasil

  • Ciro Franco de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil

Publicado

2021-11-08

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

O conceito de inconsciente à luz do recurso a Joyce: o último ensino de Lacan. (2021). Psicologia USP, 32, e180187. https://doi.org/10.1590/0103-6564e180187