Um estudo sobre o sorriso e o riso em crianças de quatro a cinco anos

Auteurs

  • Emma Otta Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Simone Sarra Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.1590/S1678-51771990000100003

Mots-clés :

Comunicação não verbal, Riso, Sorriso

Résumé

O sorriso foi mais estudado que o riso e ambos foram focalizados especialmente em bebês, no contexto de interação com a mãe. No nosso estudo, focalizamos um grupo de crianças maiores (4-5 anos), em interação entre si. Seguindo a sugestão de CHEYNE (1976) diferenciamos três tipos de sorriso: sem exposição dos dentes, com exposição dos dentes superiores e com exposição dos dentes superiores e inferiores. Acrescentamos na análise, o riso, que não foi examinado por este autor. Observamos um grupo de 19 crianças (8 meninos e 11 meninas). Foi utilizado o método de observação de sujeito focal. Para cada sujeito focal foram realizadas seus sessões de 10-minutos. Verificou-se que o sorriso com exposição dos dentes superiores foi significativamente mais freqüente que as outras formas de expressão. A freqüência do sorriso com exposição dos dentes superiores e inferiores e do riso foi equivalente e ambos ocorreram mais freqüentemente que o sorriso sem exposição dos dentes. Encontrou-se correlação negativa significativa entre o sorriso sem exposição dos dentes e aquele com exposição dos dentes superiores e correlação positiva significativa entre o sorriso com exposição dos dentes superiores e inferiores e o riso. Nossos resultados confirmam a sugestão de CHEYNE (1976) de que o sorriso é uma categoria motivacional heterogênea, embora o padrão de correlações encontrado não tenha sido exatamente o mesmo: Cheyne encontrou correlação negativa entre o sorriso sem exposição dos dentes e aquele com exposição das duas fileiras de dentes.

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Publiée

1990-06-01

Numéro

Rubrique

Artigos Originais

Comment citer

Um estudo sobre o sorriso e o riso em crianças de quatro a cinco anos . (1990). Psicologia USP, 1(1), 13-24. https://doi.org/10.1590/S1678-51771990000100003