A Leitura Cognit iva da Psicanálise: Problemas e Transformações de Conceitos
DOI:
https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107584Palavras-chave:
Cognição. Desenvolvimento intelectual. Teoria psicanalítica. Psicanálise. Epistemología. Piaget, Jean, 1986-1980.Resumo
Problemas conceituais das teorias psicanalíticas a partir do desenvolvimento e descobertas da moderna Psicologia obrigaram-nos a buscar na noção de inconsciente da Psicanálise a possível causa da impossibilidade de uma verdadeira reformulação epistemológica de seus fundamentos, exigida por esses novos conhecimentos. Ligando autores psicanalíticos modernos com as teorias cognitivas, tentamos uma crítica no sentido de esclarecer as origens de tais impasses teóricos e suas possíveis soluções dentro de uma perspectiva cognitivistaDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1997-01-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
Como Citar
A Leitura Cognit iva da Psicanálise: Problemas e Transformações de Conceitos. (1997). Psicologia USP, 8(1), 157-182. https://doi.org/10.1590/psicousp.v8i1.107584