Musicalidade e ambientalismo na redescoberta do Eldorado e Caraíba: uma Antropologia do encontro Raoni-Sting
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1996.111626Palavras-chave:
encontro colonial, música, ambientalismoResumo
Em 1989. o chefe txukahamãe Raoni e o superstar Sting víajaram à Europa para levantar fundos para a proteção dos direitos indígenas na Amazônia. A partir daí, Raoni participou de show com Sting e outros músicos populares. Nesses, a musicalidade é o significante e o ambientalismo significado, num cenário onde a indústria do show business é proeminente e o Brasil é o sexto mercado fonográfico. O texto aborda o quadro como um encontro de dois universos socioculturais por meio da música: o sistema das Nações-Estados Ocidentais e o indígena xinguense. No primeiro, vê-se a música popular como codificadora da ideologia individualista-universalista. No segundo , evidencia-se a ligação da música com a política, estudando-se o acesso de Raoni a esta interconexão via xamanismo. A comunicação pretende contribuir para a etnografia do encontro colonial enquanto relação de contradição.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).