Assombrações: boias-frias, mulher-loba e bonecos em performance
DOI:
https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.219992Palavras-chave:
assombrações, performance, boias frias, mulher-loba, bonecos ribeirinhosResumo
“O que seria uma assombração senão uma re-aparição, a ação restaurada que Schechner define como performance?”, pergunta Diana Taylor. Mundos em performance se formam quando vivos e mortos se friccionam. De acordo com Avery Gordon, assombrações podem dar acesso a elementos marginalizados, suprimidos, trivializados e negados. Uma imagem assombrosa, que se manifesta como uma ausência, ou presença de uma ausência, esquecida e, no entanto, vital, pode interromper o curso das coisas. Produz um desvio, possivelmente iluminando a nossa condição atual, e fazendo com que possamos ver coisas que antes não conseguíamos ver. Neste artigo, pretendo discutir três pesquisas de campo envolvendo boias frias, mulher-loba e bonecos ribeirinhos em performance. Em cada uma delas, lampejam imagens que me assombram e, quem sabe, num registro benjaminiano, “uma oportunidade revolucionária de lutar por um passado oprimido”.
Downloads
Referências
Referências
AKOTIRENE, Carla. 2019. Interseccionalidade. Feminismos Plurais. São Paulo, Sueli Carneiro/Pólen.
ALVAREZ, Rodrigo. 2017. Aparecida: a biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil. Rio de Janeiro, Editora Casa da Palavra Ltda.
ARENDT, Hannah. 2000. A condição humana. Rio de Janeiro e São Paulo, Editora Forense.
ARTAUD, Antonin. 1999. O teatro e seu duplo. São Paulo, Martins Fontes.
BARTHES, Roland. 1990. “Diderot, Brecht, Eisenstein”. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, pp. 85-92.
BENJAMIN, Walter. 1985a. “O surrealismo: o último instantâneo da inteligência europeia”. In: BENJAMIN, Walter: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, pp. 21-35.
BENJAMIN, Walter. 1985b. “Sobre o conceito da história”. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, pp. 222-232.
BENJAMIN, Walter. 1995. “Sobre alguns temas em Baudelaire”. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire – um lírico no auge do capitalismo. São Paulo, Brasiliense, pp. 103-150.
BENJAMIN, Walter. 1999. “Food fair”. In: BENJAMIN, Walter. Selected writings 2, 1927-1934. Edited by Michael W. Jennings, Howard Eiland, and Gary Smith. Cambridge, Massachusetts, and London, England, The Belknap Press of Harvard University Press, pp. 135-140.
BERMAN, Marshall. 1990. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo, Companhia das Letras.
BOAL, Augusto. 1985. Theatre of the oppressed. Trad. Charles A. & Maria-Odília Leal McBride. New York, Theatre Communications Group.
BUTLER, Judith. 1993. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. New York and London, Routledge.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. 2021. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. São Paulo, Boitempo.
DAS, Veena. 2007. Life and words: violence and the descent into the ordinary. Berkeley, Los Angeles, London, University of California Press.
EISENSTEIN, Sergei. 1990. O sentido do filme. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.
GARCIA JR., Afrânio. 1983. Terra de trabalho: trabalho familiar de pequenos produtores. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
GINZBURG, Carlo. 1991. História noturna: decifrando o Sabá. São Paulo, Companhia das Letras.
GOETHE, Johann Wolfgang Von. 2003. Fausto. São Paulo, Martin Claret.
GONZALEZ, Lélia. 2020. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções, diálogos. Rio de Janeiro, Zahar.
GORDON, Avery F. 2008. Ghostly matters: haunting and the sociological imagination. Minneapolis/London, University of Minnesota Press.
GRAZIANO DA SILVA, José. 1981. Progresso técnico e relações de trabalho na agricultura. São Paulo, Hucitec.
HUIZINGA, Joaquin. 1993. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo, Editora Perspectiva.
JENNINGS, Michael W. 1987. Dialectical images: Walter Benjamin’s theory of literary criticism. Ithaca and London, Cornell University Press.
LEPECKI, André. 2012 [2011]. “Coreopolítica e coreopolícia”. Ilha, 13 (1): 41-60.
NASCIMENTO, Abdias. 1989. Brazil: mixture or massacre? Essays in the genocide of a black people. Translated by Elisa Larkin Nascimento. Fitchburg, Massachussetts, The Majority Press.
PISCITELLI, Adriana. 2008. “Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras”. Sociedade e Cultura: Revista de Ciências Sociais, 11 (2), pp. 263-274.
RABELAIS, François. 1991. Gargântua e Pantagruel. Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Villa Rica.
ROACH, Joseph. 1996. Cities of the dead: circum-Atlantic performance. New York, Columbia University Press.
SANTOS, Lourival dos. 2007. “A cor da santa: Nossa Senhora Aparecida e a construção do imaginário sobre a padroeira do Brasil”. In: SILVA, Vagner Gonçalves da (org.). Memória afro-brasileira: imaginário, cotidiano e poder. São Paulo, Selo Negro Edições, pp. 87-108.
SCHECHNER, Richard. 1985a. “Points of contact between anthropological and theatrical thought”. In: SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia, The University of Philadelphia Press, pp. 3-33.
SCHECHNER, Richard. 1985b. “Restoration of behavior”. In: SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia, University of Philadelphia Press, pp. 35-116.
SCHECHNER, Richard. 1993. “The street is the stage”. In: SCHECHNER, Richard. The future of ritual: writings on culture and performance. London and New York, Routledge, pp. 45-93.
SCHECHNER, Richard. 1994/1973. Environmental theater. Expanded edition. New York/London, Applause.
SCHNEIDER, Rebecca. 2011. Performing remains: art and war in times of theatrical reenactment. London and New York, Routledge.
SHAKESPEARE, William. 1975. “As you like it”. In: SHAKESPEARE, William. The complete works of William Shakespeare. Gramercy Books. New York/London, Random House, pp. 229-256.
STRATHERN, Marilyn. 2016. Before and after gender: sexual mythologies of everyday life. Chicago, Hau Books.
TAYLOR, Diana. 1997. Disappearing acts: spectacles of gender and nationalism in Argentina’s “dirty war”. Durham, North Carolina, Duke University Press.
TURNER, Victor. 1982. “Social dramas and stories about them”. In: TURNER, Victor. From ritual to theatre. New York, PAJ Publications, pp. 61-88.
TURNER, Victor. 1985. “Foreword”. In: SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia, University of Philadelphia Press, pp. xi-xii.
TURNER, Victor. 1987a. “Images and reflections: ritual, drama, carnival, film and spectacle in cultural performance”. In: TURNER, Victor. The anthropology of performance. New York, PAJ Publications, pp. 21-32.
TURNER, Victor. 1987b. “The anthropology of performance”. In: TURNER, Victor. The anthropology of performance. New York, PAJ Publications, pp. 72-98.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Antropologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
