Os que insistem
DOI:
https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.228131Palavras-chave:
Mortos á obra, Vinciane Despret, ResenhaResumo
A filósofa belga Vinciane Despret (1959) adiciona à sua produção intelectual um novo livro sobre as relações entre os vivos e os mortos. Anteriormente, ela explorou esse tema em À Saúde dos Mortos: Relatos de Quem Fica (2021), publicado pela editora Cactus, e agora apresenta ao leitor Mortos à Obra (2024), pela mesma editora. O próprio título sugere o núcleo do livro. Ao alterar a frase coloquial "mãos à obra", Despret condensa e antecipa o material que oferece ao leitor: produções artísticas que são demandadas após um falecimento, seja recente ou distante no tempo. Mortos à Obra é um livro composto por cinco histórias, todas conectadas pela produtividade dos mortos. Despret descreve e historiciza a "insistência" dos "mortos em comum" e as obras a eles atribuídas. Os eventos narrados aqui têm como protagonistas vítimas de feminicídio, acidentes de trânsito, guerra, sistema judicial e terrorismo. Mesmo que esses mortos não estejam mais entre os vivos—a afirmação é apenas parcialmente verdadeira—sua insistência dá origem a jardins, obras plásticas, arquitetônicas e peças musicais.
Downloads
Referências
COLLIN, Jean-Damien. 2018. “Los nuevos patrocinadores: la creación como cuestión democrática”. Nectar, 1 (6): 118-115. https://www.cairn.info/revue-nectart-2018-1-page-108.htm?contenu=article
DESPRET, Vinciane. [2023] 2024. Muertos a la obra. Buenos Aires, Editorial Cactus.
ESPRET, Vinciane. 2015] 2021. A la salud de los muertos. Relatos de quienes quedan. Buenos Aires, Editorial Cactus.
LOS NUEVOS PATROCINADORES: http://www.nouveauxcommanditaires.eu/fr/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Antropologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
