Estrategias matrimoniales en el processo de repliegue y apertura de las parentelas toba (qom)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-77012006000200006Palavras-chave:
parentesco, terminologías, exogamia-endogamia, tobas del Chaco. LosResumo
En este trabajo se analizan una serie de atributos del sistemade parentesco toba que crean y disuelven, a lo largo de las generaciones, elcuerpo de parientes. A través de una lectura comparada de las terminologíasvocativas y de referencia para los cognados y los afines se analizan laspropiedades del sistema de parentesco que oscilan entre una tendenciacentrípeta y la apertura hacia los márgenes de las parentelas cognáticas parala consolidación de un cuerpo de parientes relativamente estable a lo largode las generaciones. Los casos analizados permiten agregar nuevos elementosetnográficos al debate acerca de la endogamia y la exogamia de los gruposchaqueños.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).