Fetichismo religioso, fetichismo da mercadoria, fetichismo sexual: transposições e conexões

Autores/as

  • Rogério Brittes W. Pires Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2014.87763

Palabras clave:

Fetichismo religioso, fetichismo sexual, fetichismo da mercadoria, crítica.

Resumen

Os conceitos de fetichismo sexual e fetichismo da mercadoria são tortuosas transformações de um conceito anterior: fetichismo religioso. Este artigo foca tal transposição conceitual, tentando entender qual seu impacto sobre o conceito anterior. Busca também traçar conexões entre os fetichismos e examinar usos variados da(s) ideia(s) de fetiche no século xx. Daremos importância à continuidade entre a denúncia iluminista da “ilusão religiosa” e certa postura crítica das ciências humanas modernas. Por fim, notaremos tentativas teóricas de unir os fetichismos, seja através de análises das características comuns aos diversos objetos já taxados de “fetiches”; seja através da proposta de um fetichismo geral, sem qualificadores, que una as versões religiosa, sexual e capitalista sobre uma mesma rubrica. 

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Publicado

2014-11-11

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Pires, R. B. W. (2014). Fetichismo religioso, fetichismo da mercadoria, fetichismo sexual: transposições e conexões. Revista De Antropologia, 57(1), 347-391. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2014.87763