PROGRAMAS DE GESTÃO DE IDEIAS E INOVAÇÃO: AS PRÁTICAS DAS GRANDES EMPRESAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Carlos Olavo Quandt Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Alex Antonio Ferraresi Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • José Roberto Frega Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Gestão de ideias. Inovação. Inovatividade. Gestão do Conhecimento.

Resumo

Investigação sobre a situação das iniciativas de gestão de ideias em empresas de grande porte do sul do Brasil, por meio de pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. A população da pesquisa foi de 85 empresas, com 41 respostas válidas. Os dados identificaram o perfil das empresas, as práticas de gestão de ideias, benefícios e obstáculos, e fatores determinantes da adoção de iniciativas. Os resultados indicam que 70% das empresas pesquisadas possuem programas estruturados para solicitar, estimular, avaliar, implementar e recompensar ideias oferecidas pelos funcionários. Os benefícios percebidos foram: capacidade maior de gerar ideias e transformá-las em projetos, o incremento da participação e trabalho em equipe, e o aumento da motivação entre os funcionários. Os principais fatores que dificultam a implantação dos programas de ideias são o baixo envolvimento do pessoal, problemas de comunicação e recompensas insuficientes à participação. Com relação à eficácia das iniciativas, a modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (PLS) permite concluir que, embora as práticas de gestão de ideias influenciem positivamente os resultados de inovação, estas devem ser apoiadas por aspectos da cultura, comportamento e processos da empresa que contribuam para promover a aprendizagem, a absorção e compartilhamento do conhecimento, e o consequente desenvolvimento de atividades inovadoras. Finalmente, percebe-se a necessidade de estudos mais profundos sobre o papel da cultura, comportamentos, práticas gerenciais e processos associados à gestão do conhecimento e da inovação, e seus impactos na capacidade de inovar.

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Biografia do Autor

  • Carlos Olavo Quandt, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Ph.D. em Urban Planning - University Of California Los Angeles (1993). Professor titular dos Programas de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, tecnologia da informação, desenvolvimento regional, análise de redes, clusters e gestão da inovação.
  • Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná
    É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campus) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos). Atua como professora da Universidade Federal do Paraná há 20 anos. Participa em projetos de consultoria na área de gestão de documentos, da informação e do conhecimento em diversas organizações. Proferiu palestras em eventos da área de Ciência da Informação, da SBGC, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Encontro de Empresários Juniores do Paraná; da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba e Campo Mourão), da Universidade Estadual de Londrina dentre outras. Tem diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Orientou trabalhos monográficos e de estágio em organizações como a FIEP, Votorantin Cimentos, Celepar, Copel, Go4 Consultoria, UCI Cinemas, dentre outros. Chefiou o Departamento de Ciência e Gestão da Informação UFPR por 8 anos. Atualmente, coordena dois projetos de pesquisa. Um ligado à produção científica em gestão do conhecimento e o outro à gestão do conhecimento no setor público.
  • Alex Antonio Ferraresi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Doutor em Administração pela PPAD da FEA/USP, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984). Atualmente é professor adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor convidado da ESIC, professor convidado da FADEP e professor convidado da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Foi empresário durante 18 anos; foi coordenador de marketing da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovatividade, inovação estratégias e marketing estratégico.
  • José Roberto Frega, Universidade Federal do Paraná
    Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e Doutorado (2009) em Administração de Empresas na PUCPR, na área de Processos Decisórios e Análise Multicritério. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação pela FAE-PR em 2000, atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, inovação e sustentabilidade, análise de dados e métodos quantitativos, teoria da decisão e processos racionais.

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Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROGRAMAS DE GESTÃO DE IDEIAS E INOVAÇÃO: AS PRÁTICAS DAS GRANDES EMPRESAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 176-199. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100220