Mecanismos de transferência de conhecimento: uma comparação entre multinacionais tradicionais e emergentes

Autores

  • Thelma Valéria Rocha Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Felipe Mendes Borini Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

Subsidiárias, Multinacionais, Gestão do conhecimento, Transferência de conhecimento.

Resumo

Este artigo discute o processo de transferência de conhecimento da matriz para as subsidiárias praticado por multinacionais tradicionais (países da tríade composta por Europa, Estados Unidos e Japão) e emergentes (país de origem Brasil). O objetivo é comparar os mecanismos de transferência de conhecimento praticados por esses dois grupos. O método de pesquisa é quantitativo, por meio de duas survey, uma com 101 multinacionais tradicionais instaladas no Brasil, e outra com 65 subsidiárias de multinacionais brasileiras. Os resultados mostram que o mecanismo de maior destaque, utilizado por multinacionais tradicionais, para transferir o conhecimento da matriz para as subsidiárias são as best practices (melhores práticas), enquanto para as multinacionais emergentes são os expatriados. Como contribuição, este estudo preenche uma lacuna relacionada com estudos acerca da transferência de conhecimento em multinacionais emergentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thelma Valéria Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
  • Felipe Mendes Borini, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

Downloads

Publicado

2011-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mecanismos de transferência de conhecimento: uma comparação entre multinacionais tradicionais e emergentes. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(2), 240-265. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79221