IDEA MANAGEMENT PROGRAMS AND INNOVATION: PRACTICES OF LARGE CORPORATIONS IN SOUTHERN BRAZIL

Authors

  • Carlos Olavo Quandt Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Alex Antonio Ferraresi Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • José Roberto Frega Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Idea management, Innovation, Innovativeness, Knowledge Management.

Abstract

Research on the situation of idea management initiatives in large companies in Southern Brazil, undertaken as an exploratory descriptive survey using a quantitative approach. The survey population comprised 85 companies, resulting on 41 valid responses. The data allowed the identification of company profile characteristics, idea management practices, their benefits and obstacles, and the determining factors for adopting the initiatives. The results show that 70 percent of the companies surveyed have structured programs to seek, stimulate, evaluate, implement and reward ideas from employees. The perceived benefits were: a greater ability to generate ideas and turn them into projects, increased participation, teamwork and motivation among employees. The main obstacles to the implementation of idea management programs are low levels of employee involvement, communication problems, and insufficient rewards for participation. Regarding the effectiveness of the initiatives, structural equation modeling with partial least squares estimation (PLS) supports the conclusion that, even though idea management practices have a positive effect on innovation results, the initiatives must be supported by aspects of organizational culture, behavior and processes that contribute to promote learning, knowledge absorption and sharing, and the consequent development of innovative activities. Lastly, there is perceived need for more detailed studies about the role of culture, behavior, managerial practices and processes associated with knowledge management and innovation, and their impacts on innovative capacity.

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Author Biographies

  • Carlos Olavo Quandt, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Ph.D. em Urban Planning - University Of California Los Angeles (1993). Professor titular dos Programas de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, tecnologia da informação, desenvolvimento regional, análise de redes, clusters e gestão da inovação.
  • Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná
    É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Trabalhou durante 10 anos na área de apoio à pesquisa tecnológica na Fundição Tupy (Joinville); na Avibrás (São José dos Campus) e no Centro Técnico da Aeronáutica (IAE - São José dos Campos). Atua como professora da Universidade Federal do Paraná há 20 anos. Participa em projetos de consultoria na área de gestão de documentos, da informação e do conhecimento em diversas organizações. Proferiu palestras em eventos da área de Ciência da Informação, da SBGC, da Prefeitura Municipal de Curitiba, do Encontro de Empresários Juniores do Paraná; da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba e Campo Mourão), da Universidade Estadual de Londrina dentre outras. Tem diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Orientou trabalhos monográficos e de estágio em organizações como a FIEP, Votorantin Cimentos, Celepar, Copel, Go4 Consultoria, UCI Cinemas, dentre outros. Chefiou o Departamento de Ciência e Gestão da Informação UFPR por 8 anos. Atualmente, coordena dois projetos de pesquisa. Um ligado à produção científica em gestão do conhecimento e o outro à gestão do conhecimento no setor público.
  • Alex Antonio Ferraresi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Doutor em Administração pela PPAD da FEA/USP, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984). Atualmente é professor adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professor convidado da ESIC, professor convidado da FADEP e professor convidado da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Foi empresário durante 18 anos; foi coordenador de marketing da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovatividade, inovação estratégias e marketing estratégico.
  • José Roberto Frega, Universidade Federal do Paraná
    Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e Doutorado (2009) em Administração de Empresas na PUCPR, na área de Processos Decisórios e Análise Multicritério. Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação pela FAE-PR em 2000, atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, inovação e sustentabilidade, análise de dados e métodos quantitativos, teoria da decisão e processos racionais.

Published

2014-11-06

Issue

Section

Artigos

How to Cite

IDEA MANAGEMENT PROGRAMS AND INNOVATION: PRACTICES OF LARGE CORPORATIONS IN SOUTHERN BRAZIL. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(3), 176-199. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100220