Mudanças tecnológicas e organizacionais: as estratégias da Brasil Telecom

Autores/as

  • Natalia Aguilar Delgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lessandra Scherer Severo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Sol Gimenez Baez

Resumen

A partir da abordagem de Recursos Internos e da Teoria Evolucionária, entende-se que a estratégia das firmas dá-se em função das suas capacidades organizacionais e em função da variabilidade das mudanças institucionais e tecnológicas, sendo isso determinante para o seu crescimento. Sendo assim, pretende-se analisar as estratégias da Brasil Telecom, que, ao longo do período analisado, foram influenciadas por esses fatores. A seleção da Brasil Telecom como unidade de estudo de caso foi devido a sua representatividade no setor de telecomunicações. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, com dados primários coletados por meio de entrevista semi-estruturada com dois representantes do setor de serviços corporativos da organização estudada. Destacou-se três cenários importantes na determinação das estratégias da empresa: a) um momento de perda da segurança e estabilidade como empresa estatal devido às mudanças no quadro institucional (privatizações), juntamente com mudanças tecnológicas devido ao grande avanço do setor; b) um momento de mudança na sua gestão também em decorrência da percepção dessas mudanças institucionais; c) um momento caracterizado por uma busca pela convergência entre as tecnologias do setor, com o intuito de alcançar uma sinergia nos seus serviços.

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Biografía del autor/a

  • Natalia Aguilar Delgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Mestranda em Administração de Empresas - UFRGS. Participante do Grupo de Pesquisa GESTOR/UFRGS
  • Lessandra Scherer Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Mestranda em Administração de Empresas - UFRGS. Participante do Grupo de Pesquisa GESTOR/UFRGS
  • Maria Sol Gimenez Baez
    Graduação em Administração de Empresas - UFSC

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Mudanças tecnológicas e organizacionais: as estratégias da Brasil Telecom. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 3(2), 119-133. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79067