As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França

Autores/as

  • Jean-Claude Usunier Universidade de Ciências Sociais de Grenoble

Palabras clave:

percepções culturais, percepções temporais

Resumen

A questão das percepções temporais e de grande importância, quer para marketing (comportamento do consumidor, negociação comercial), quer a nível de planejamento. O objetivo desta pesquisa foi estudar as variações culturais dos comportamentos temporais, comparando Brasil e França. A dimensão inter-regional foi dada através da comparação entre as regiões norte e sul dos dois países. Os dados foram coletados pela aplicação de questionário e os resultados obtidos analisados, particularmente, quanto a problemas associados a validade da escala proposta para medir os comportamentos temporais. O artigo analisa ainda os limites da pesquisa em relação aos principals problemas metodológicos encontrados nos estudos interculturais. Desenvolvimentos futures são propostos na conclusão.

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Publicado

1989-12-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França. (1989). Revista De Administração, 24(3), 69-81. https://revistas.usp.br/rausp/article/view/180258