Escritório de gerenciamento de projetos: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000400004Palavras-chave:
escritório de gerenciamento de projetos, gerenciamento de projetos, implementação de estratégias organizacionais, project management officeResumo
Os estudos e a adoção de metodologias de gerenciamento de projetos vêm ganhando terreno desde as duas últimas décadas do século XX, devido a quatro fatores principais: surgimento de negócios, como a tecnologia da informação, orientados para produtos feitos sob encomenda; rapidez da mudança tecnológica; crescente competitividade empresarial; e necessidade de implementar processos de renovação organizacional, inclusive o constante desenvolvimento de novos produtos e serviços. Nesse contexto, as falhas na execução dos projetos têm resultados desastrosos. Para evitálas, diversos mecanismos foram desenvolvidos. O escritório de gerenciamento de projetos (EGP) é um deles. Neste artigo, tem-se o objetivo de analisar, por meio de um estudo de caso comparado a um quadro de referências, a implantação e a utilização de um Escritório de Gerenciamento de Projetos como instrumento de apoio ao gerenciamento de projetos e de implementação de estratégias organizacionais. Na análise são enfocados a identificação das principais dificuldades e dos fatores críticos de sucesso da implantação e os principais pontos positivos e negativos da utilização do escritório.Downloads
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Publicado
2006-12-01
Edição
Seção
Estratégia & Economia de Empresas
Como Citar
Escritório de gerenciamento de projetos: um estudo de caso. (2006). Revista De Administração, 41(4), 394-403. https://doi.org/10.1590/S0080-21072006000400004