Pensando a corporeidade na prática pedagógica em educação física à luz do pensamento complexo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000300005Palabras clave:
Pensamento complexo, Corporeidade, Paradigma mecanicista, Consciência corporalResumen
A corporeidade vem se constituindo num dos mais interessantes temas de reflexão na área de educação física. Busca-se, sobretudo no âmbito das idéias, superar a disjunção entre as dimensões que constituem o ser humano, influência advinda do paradigma mecanicista. Tarefa árdua, que em nossa interpretação, ainda não estreitou a relação teoria-prática.Nesse sentido, balizados pelo pensamento complexo de Edgar Morin, nosso intento é a construção de uma pedagogia do movimento que contemple as várias dimensões do ser humano, ou seja, a sua unidade.Descargas
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Publicado
2004-09-01
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Cómo citar
Renato Bastos, J., & Marcelo de, B. (2004). Pensando a corporeidade na prática pedagógica em educação física à luz do pensamento complexo . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 18(3), 263-272. https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000300005