Diálogos entre as produções acadêmico-científicas da Educação Física e os documentos orientadores da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p67-79Palabras clave:
Publicações, Estado da arte, Documentos legais e pedagógicos, InfânciaResumen
Analisa as produções acadêmico-científicas da Educação Física sobre a Educação Infantil, em diálogo com as concepções e pressupostos presentes nos atuais documentos orientadores dessa etapa de ensino no Brasil. Realiza um Estado da Arte sobre essas publicações, buscando inventariar e sistematizar a produção dessa área do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que utiliza como fontes: 76 teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil 117 artigos veiculados em revistas científicas da área e 25 trabalhos acadêmicos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Adota o software Iramuteq para análise do corpus textual. Constata-se que, embora timidamente, aparecem referenciais teóricos mais alinhados com a perspectiva de infância presente nos documentos orientadores da Educação Infantil no País. Predominam nas produções investigadas concepções biologicistas de Educação Física infantil e de criança sob forte influência de referenciais teóricos provenientes do campo Psicologia e do Comportamento Motor, divergindo, assim, do que preconizam os referidos documentos.
Descargas
Referencias
Kuhlmann Junior M. História da Educação Brasileira. Rev Bras Educ. 2000;14:5-19.
Brasil. Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. [citado 10 dez 2017]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L8069.htm.
Rossetti-Ferreira MCR, Mello AM, Vitória T, Chaguri AC, organizadores. Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez; 2000.
Brasil. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. [citado em 10 jan 2018]. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf.
Paschoal JD, Machado MCG. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. HISTEDBR. 2009;33:78-95.
Martins RLD. O Pibid e a formação docente em educação física para a educação infantil. [Dissertação] Vitória (ES): Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos; 2015.
Brasil, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Institui o Plano Nacional de Educação. [citado 10 jan 2018]. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/fi le/439/documento-referencia.pdf.
Brasil. Secretaria de Educação Infantil. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação; 1998.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: DICEI; 2013. p. 80-101.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão revista. [citado em 15 dez 2017]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
Sirota R. Emergência de uma nova sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cad Pesq. 2001;112:7-31.
Corsaro W. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: Muller F, Carvalho AMA, organizadores. Teoria e prática
na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez; 2009. p. 31-50.
Sarmento, MJ. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: Ens RT; Garanhani MC, organizadores. Sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat; 2013. p. 13-46.
Silva CF, Raitz, TR, Ferreira VS. Desafios da sociologia da infância: uma área emergente. Psicol Soc. 2009;21(1):75-80.
Mello AS, Zandomínegue BAC, Barbosa RFM, et al. A Educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência. 2016;28(48):130-149.
Mello AS, Nascimento ACS, Bissoli, FB, Santos, ML. Educação física na educação infantil: um estudo em periódicos da área. In: Mello AS, Santos W, organizadores. Educação física na educação infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Curitiba: Editora CRV; 2012. p. 41-56.
Moura DL, Costa KRN, Antunes MM. Educação física e educação infantil: uma análise em seis periódicos nacionais. Pensar Prát. 2016;19(1):182-195.
Picelli LA. Produção científica sobre educação infantil nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física no Brasil. [Dissertação] Uberlândia (MG): Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação; 2002.
Bezerra FM. Educação física no jardim de infância: concepções e práticas corporais na Revista de Educação Física do Exército (1932-1942). [Dissertação] Recife (PE): Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação; 2011.
Romanowski JP, Ens RT. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogos Educ. 2006;6(19):37-50.
Ferreira NSA. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educ Soc. 2002;79:257-272.
Lima TCS, Mioto RCT. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis. 2007;10:37-45.
Camargo B, Justo AM. Tutorial para uso do software de análise textual Iramuteq. Florianópolis: Laccos; 2013.
Tani G, Manoel EJ, Kokubun E, Proença JE. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp; 1988.
Spessato BC, Valetina NC, Krebs RJ, Berleze A. Educação infantil e intervenção motora: um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner. Movimento. 2009;15(4):147-173.
Freire JB. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione; 2009.
Nunes KR, Ferreira Neto A. Saberes e fazeres praticados nos cotidianos da educação física na educação infantil. Pensar Prát. 2011;14(1):1-10.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)