Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147Resumen
O objetivo desse estudo foi verificar o desenvolvimento de conceitos, níveis de aptidão física relacionados à saúde, e padrão de atividade física proporcionado pelas aulas de Educação Física (EF). Compuseram a amostra 40 alunos (24 meninos, 16 meninas) do ensino médio. A aptidão física (APF) foi avaliada mediante os testes sentar e alcançar, corrida de nove minutos e resistência abdominal em um minuto, pertencentes à bateria de testes da PROESP. Os conceitos foram analisados por prova teórica com questões objetivas. O escore de atividade física (ATF) foi estimado pela versão longa do International Physical Activity Questionaire (IPAQ). Em 30 aulas de EF os conteúdos de ensino se relacionaram aos conceitos sobre alongamento e exercícios gímnicos: ginástica intervalada e corridas. Encontraram-se mudanças significativas na resistência abdominal, flexibilidade e conhecimento para ambos os sexos e na resistência aeróbia para meninas, indicando que as aulas, trabalhadas mediante procedimentos de ensino visando à promoção da saúde podem modificar os conceitos e a aptidão física relacionados à saúde de alunos do Ensino Médio.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-03-01
Número
Sección
Pedagógica e Comportamental
Licencia
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)
Cómo citar
CARDOSO, M. A., PEREIRA, F. M., AFONSO, M. da R., & ROCHA JUNIOR, I. C. da. (2014). Educação física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(1), 147-161. https://doi.org/10.1590/S1807-55092014000100147