O Grotesco Medieval: Hyeronimus Bosch e as Cantigas de Maldizer Portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v3i0p57-63Palabras clave:
Realismo grotesco. Cantigas de maldizer. Hyeronimus Bosch.Resumen
Este trabalho aborda a teoria do realismo grotesco de Mikhail Bakhtin aplicado em manifestações artísticas diferentes (a pintura de Hyeronimus Bosch e as cantigas de maldizer portuguesas). O ensinamento do estudioso russo mostra um “mundo às avessas” possível dentro da realidade artística – poesia e pintura neste caso. Outro fator a ser observado é a similaridade das manifestações de arte medievais descritas com realizações artísticas múltiplas de nossa contemporaneidade.
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Publicado
2010-05-01
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Artigos
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Cómo citar
O Grotesco Medieval: Hyeronimus Bosch e as Cantigas de Maldizer Portuguesas. (2010). Revista De Cultura E Extensão USP, 3, 57-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v3i0p57-63