Programa de intervenção com jogos: teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p25-36Palavras-chave:
Jogos. Intervenção. Atitudes. Funções executivas.Resumo
O objetivo deste estudo teórico foi contextualizar o programa de intervenção do LEDA (Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo) em termos de fundamentação teórica e atividades práticas com jogos para crianças com dificuldades escolares. A primeira é pautada na teoria de Piaget e em pesquisas contemporâneas sobre o uso de jogos e suas implicações para o desenvolvimento humano. A análise da prática se refere ao trabalho desenvolvido nos últimos 25 anos em que o laboratório ofereceu atividades para crianças do Ensino Fundamental 1, atendidas uma vez por semana, durante três semestres. Para isso, são utilizados protocolos que registram procedimentos manifestados em diferentes momentos do jogar, bem como registros de atitudes e informações fornecidas pelas famílias e professores dos participantes. Tais dados resultaram na construção de um quadro que representa uma síntese da amplitude do programa de intervenção. Pesquisas recentes realizadas no contexto das atividades sugerem que intervir com jogos favorece o interesse, a autonomia e o aprimoramento das funções executivas. Concluiu-se que este programa confere aos participantes a possibilidade de construir atitudes favoráveis ao desenvolvimento e à aprendizagem, atuando como protagonistas no ambiente escolar e em suas atividades cotidianas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-11-27
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação e de tradução, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Programa de intervenção com jogos: teoria e prática. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 18, 25-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v18i0p25-36