Formação continuada no ensino de Paleontologia, pelo exemplo do projeto “Oficina de Paleontologia: os fósseis dentro da sala de aula”

Autores

  • Pedro Lorena Godoy University of Birmingham. School of Geography, Earth and Environmental Sciences
  • Gabriel de Souza Ferreira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Eberhard Karls Universität Tübingen
  • Elisabete Caroline Gimenes Dassie
  • Adriana C. Morales Corrêa e Castro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
  • Annie Schmaltz Hsiou Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p11-19

Palavras-chave:

Ensino de Paleontologia. Formação Continuada. Metodologias de Ensino. Atividades Práticas em Paleontologia.

Resumo

O ensino das Ciências Naturais é essencial na formação de cidadãos como seres cientes da realidade em que vivem. No contexto da formação básica, a Paleontologia tem papel importante, dada sua natureza multidisciplinar, e seu estudo auxilia na compreensão integrada dos eventos e fenômenos que transformaram ambientes durante a história geológica do nosso planeta. Ademais, seu ensino promove a conscientização da importância dos fósseis como patrimônio público, essencial para sua preservação. Mesmo com a atual facilidade de acesso à informação, a seleção de conteúdos e práticas adequadas nem sempre é apropriada, uma vez que poucos professores têm experiência com a Paleontologia. Tendo tais desafios em mente, formulamos o projeto "Oficina de Paleontologia: os fósseis dentro da sala de aula", no formato de um curso de extensão de educação continuada, com o objetivo de fomentar o ensino elementar de qualidade em Paleontologia nas escolas. Em duas edições, diversas atividades teórico-práticas foram realizadas com professores e futuros educadores da rede escolar pública de Ribeirão Preto e Jaboticabal, possíveis multiplicadores do conhecimento científico e patrimonial dentro da sala de aula. Após o término da segunda oficina, um questionário realizado com os participantes visou avaliar o curso, criando um espaço para críticas e sugestões.

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Biografia do Autor

  • Pedro Lorena Godoy, University of Birmingham. School of Geography, Earth and Environmental Sciences
    doutorando pela School of Geography, Earth and Environmental Sciences, University of Birmingham.
  • Gabriel de Souza Ferreira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Eberhard Karls Universität Tübingen
    doutorando pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, e pela Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha
  • Elisabete Caroline Gimenes Dassie
    mestra pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Adriana C. Morales Corrêa e Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
    professora assistente doutora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Jaboticabal.
  • Annie Schmaltz Hsiou, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Biologia
    professora associada do Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

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Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação continuada no ensino de Paleontologia, pelo exemplo do projeto “Oficina de Paleontologia: os fósseis dentro da sala de aula”. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 17(supl.), 11-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17isupl.p11-19