Inserção da educação financeira na formação dos participantes da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2024.217621Palavras-chave:
Educação financeira, Olimpíada de educação financeira, Educação financeira na família, Educação financeira nas escolasResumo
A Educação Financeira forma alicerces, para crianças e adolescentes, na construção de uma vida sustentável relacionada ao dinheiro. Buscou-se identificar como a Educação Financeira está inserida na formação dos participantes da I Olimpíada Brasileira de Educação Financeira no Rio Grande do Sul, de 2019. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, quanto à abordagem, e descritivo, quanto ao objetivo. Obteve-se os dados através de um questionário, respondido por 93 pessoas: professores (20%), familiares (78%) e outros (2%). Os achados foram: todas escolas participantes trabalham com Educação Financeira; as instituições privadas o fazem em maior grau; as famílias desconhecem essa prática; as escolas não estão transmitindo suas ações de forma abrangente; e é preciso alinhar pais e escolas. As contribuições reforçam a relevância de engajar família e sociedade na promoção da Educação Financeira de crianças e adolescentes, de modo a formarem cidadãos financeiramente conscientes e sustentáveis.
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