Implementação do orçamento alinhada à inovação de produtos no setor de telecomunicações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2024.219792

Palavras-chave:

Implementação do orçamento, Inovação de produtos, Inovação administrativa

Resumo

Este estudo analisa a implementação do orçamento alinhada à inovação de produtos em uma empresa do setor de telecomunicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva realizada por meio de um estudo de caso em uma empresa brasileira de grande porte do setor de telecomunicações. Os dados foram coletados e analisados a partir de entrevistas semiestruturadas, documentos e observações, ao adotar o framework de Chenhall e Langfield-Smith (1999) e focar no orçamento como instrumento de inovação administrativa. Os resultados indicam que, entre os principais gatilhos para a implementação do orçamento, observam-se as inovações radicais de produtos, devido ao impacto no faturamento, nos investimentos e para melhor controle. Destacam-se as evidências sobre o processo de implementação do orçamento como instrumento gerencial contributo à inovação. A pesquisa contribui para a literatura gerencial ao explorar as conexões entre controles formais e a inovação, que apresentam resultados ambíguos na literatura, ao evidenciar que as interações orçamentárias podem promover inovações radicais de produtos.

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Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Machado, F. T., Lavarda, C. E. F., & Hillen, C. . (2024). Implementação do orçamento alinhada à inovação de produtos no setor de telecomunicações. Revista De Contabilidade E Organizações, 18, e219792. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2024.219792