Implementação do orçamento alinhada à inovação de produtos no setor de telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2024.219792Palavras-chave:
Implementação do orçamento, Inovação de produtos, Inovação administrativaResumo
Este estudo analisa a implementação do orçamento alinhada à inovação de produtos em uma empresa do setor de telecomunicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva realizada por meio de um estudo de caso em uma empresa brasileira de grande porte do setor de telecomunicações. Os dados foram coletados e analisados a partir de entrevistas semiestruturadas, documentos e observações, ao adotar o framework de Chenhall e Langfield-Smith (1999) e focar no orçamento como instrumento de inovação administrativa. Os resultados indicam que, entre os principais gatilhos para a implementação do orçamento, observam-se as inovações radicais de produtos, devido ao impacto no faturamento, nos investimentos e para melhor controle. Destacam-se as evidências sobre o processo de implementação do orçamento como instrumento gerencial contributo à inovação. A pesquisa contribui para a literatura gerencial ao explorar as conexões entre controles formais e a inovação, que apresentam resultados ambíguos na literatura, ao evidenciar que as interações orçamentárias podem promover inovações radicais de produtos.
Downloads
Referências
Aljanabi, A. R. A. (2022). The role of innovation capability in the relationship between marketing capability and new product development: evidence from the telecommunication sector. European Journal of Innovation Management, 25(1), 73-94. https://doi.org/10.1108/EJIM-04-2020-0146
Barros, R. S., & Ferreira, A. M. D. S. D. C. (2019). Bridging management control systems and innovation: the evolution of the research and possible research directions. Qualitative Research in Accounting & Management, 16(3), 342-372. https://doi.org/10.1108/QRAM-05-2017-0043
Barros, R. S., & Ferreira, A. M. D. S. D. C. (2023). Management control systems and innovation: a case study grounded in institutional theory. Journal of Management Control, 34(1), 109-133. https://doi.org/10.1007/s00187-023-00351-4
Bernd, D. C. & Beuren, I. M. (2022). Do enabling management control systems stimulate innovation? Business Process Management Journal, 28(2), pp. 461-480. https://doi.org/10.1108/BPMJ-09-2021-0588
Beuren, I. M., Souza, G. E. d. & Bernd, D. C. (2021). Effects of budget system use on innovation performance. European Journal of Innovation Management, 24(1), 109-129. https://doi.org/10.1108/EJIM-06-2019-0166
Bisbe, J., & Malagueño, R. (2015). How control systems influence product innovation processes: examining the role of entrepreneurial orientation. Accounting and Business Research, 45(3), 356-386. https://doi.org/10.1080/00014788.2015.1009870
Bisbe, J., & Otley, D. (2004). The effects of the interactive use of management control systems on product innovation. Accounting, Organizations and Society, 29(8), 709-737. https://doi.org/10.1016/j.aos.2003.10.010
Chenhall, R. H., & Langfield‐Smith, K. I. M. (1999). The implementation of innovative management accounting systems. Australian Accounting Review, 9(19), 37-46. https://doi.org/10.1111/j.1835-2561.1999.tb00116.x
Chiesa, V., Frattini, F., Lamberti, L., & Noci, G. (2009). Exploring management control in radical innovation projects. European Journal of Innovation Management, 12(4), 416-443. https://doi.org/10.1108/14601060910996909
Damanpour, F., & Evan, W. M. (1984). Organizational innovation and performance: the problem of "organizational lag". Administrative Science Quarterly, 392-409.
Denzin, N. K., Lincoln, Y. S., Giardina, M. D., & Cannella, G. S. (2023). The sage handbook of qualitative research. Sixth edition. SAGE, Inc.
Dunk, A. S. (2011). Product innovation, budgetary control, and the financial performance of firms. The British Accounting Review, 43, 102e111. DOI: 10.1016/j.bar.2011.02.004
Feeney, O., & Pierce, B. (2018). Accounting and new product development: The importance of interactions within social and technical structures. Qualitative Research in Accounting & Management, 15(2), 251-279. DOI: 10.1108/QRAM-05-2017-0045
Guo, B., Paraskevopoulou, E., & Santamaria Sanchez, L. (2019). Disentangling the role of management control systems for product and process innovation in different contexts. European Accounting Review, 28(4), 681-712. DOI: 10.1080/09638180.2018.1528168
Hansen, S. C., & Van der Stede, W. A. (2004). Multiple facets of budgeting: an exploratory analysis. Management Accounting Research, 15(4), 415-439. https://doi.org/10.1016/j.mar.2004.08.001
Haussmann, D. C. S., Beuren, I. M., & Klann, R. C. (2021). Reflexos dos controles formais e informais e da aprendizagem na inovação em empresas do porto digital. Enfoque: Reflexão Contábil, 40(3), 1-20. https://doi.org/10.4025/enfoque.v40i3.51889
Henri, J. F., & Wouters, M. (2020). Interdependence of management control practices for product innovation: The influence of environmental unpredictability. Accounting, Organizations and Society, 86, 101073. https://doi.org/10.1016/j.aos.2019.101073
Lill, P., Wald, A., & Munck, J. C. (2021). In the field of tension between creativity and efficiency: a systematic literature review of management control systems for innovation activities. European Journal of Innovation Management, 24(3), 919-950. http://dx.doi.org/10.1108/EJIM-11-2019-0329
Lopes, I. F., Beuren, I. M., & Martins, G. D. (2018). Alinhamento entre uso de instrumentos do sistema de controle gerencial e inovação de produtos e processos. Revista Organizações em Contexto, 14(27), 1-27.
Mannes, S., Frare, A. B., & Beuren, I. M. (2021). Effects of using static and flexible budgets on process and product innovation. Revista de Contabilidade e Organizações, 15, 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.180829
Marginson, D., & Ogden, S. (2005). Coping with ambiguity through the budget: The positive effects of budgetary targets on managers’ budgeting behaviours. Accounting, Organizations and Society, 30(5), 435–456.
Merchant, K. A., & Van Der Stede, W. A. (2024). Management control systems: performance measurement, evaluation and incentives. Pearson Education.
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru), 9, 191-211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004
Mucci, D. M., Frezatti, F., & Bido, D. D. S. (2021). Enabling design characteristics and budget usefulness. RAUSP Management Journal, 56, 38-54. http://dx.doi.org/10.1108/RAUSP-04-2019-0058
Lodh, S. C., & Gaffikin, M. J. (2003). Implementation of an integrated accounting and cost management system using the SAP system: a field study. European Accounting Review, 12(1), 85-121. http://dx.doi.org/10.1080/0963818031000087899
López‐Fresno, P. (2010). Implementation of an integrated management system in an airline: a case study. The TQM Journal, 22(6), 629-647. https://doi.org/10.1108/17542731011085311
Rathnasekara, K., & Gooneratne, T. (2020). Levers of control, complementariness, tensions and budget use: a case study. Measuring Business Excellence, 24(3), 401-416. http://dx.doi.org/10.1108/MBE-12-2019-0120
Shahin, A., Malekzadeh, N., & Wood, L. C. (2023). Developing a decision making grid for selecting innovation strategies–the case of knowledge-based companies. Technology Analysis & Strategic Management, 35(7), 827-843. http://dx.doi.org/10.1080/09537325.2021.1988069
Welsch, Glenn A. (1973). Orçamento empresarial. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabíola Tibúrcio Machado, Carlos Eduardo Facin Lavarda, Cristina Hillen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A RCO adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
- A revista não paga direitos autorais aos autores dos textos publicados;
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo de Libre Open Access (CC BY-NC-ND 4.0), é o Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Não são cobradas taxas de submissão ou de publicação.
São aceitos até 4 autores por artigo. Casos excepcionais devidamente justificados poderão ser analisados pelo Comitê Executivo da RCO. São considerados casos excepcionais: projetos multi-institucionais; manuscritos resultantes da colaboração de grupos de pesquisa; ou que envolvam grandes equipes para coleta de evidências, construção de dados primários e experimentos comparados.
É recomendada a ordem de autoria por contribuição, de cada um dos indivíduos listados como autores, especialmente no desenho e planejamento do projeto de pesquisa, na obtenção ou análise e interpretação de dados e redação. Os autores devem declarar as efetivas contribuições de cada autor, preenchendo a carta ao editor, logo no início da submissão, responsabilizando-se pelas informações dadas.
É permitida a troca de autores durante todo o processo de avaliação e, antes da publicação do manuscrito. Os autores devem indicar a composição e ordem final de autoria no documento assinado por todos os envolvidos no aceite para publicação. Caso a composição e ordem de autoria seja diferente da informada anteriormente no sistema, todos autores anteriormente listados deverão se manifestar favoráveis.
No caso de identificação de autoria sem mérito ou contribuição (ghost, guest or gift authorship), a RCO segue o procedimento recomendado pela COPE.