Casos de ensino
Regras específicas para submissão
Condições gerais:
Antes de submeterem os manuscritos para avaliação, os autores devem estar cientes, e confirmarem que:
- Os conceitos, opiniões e ideias publicados nos trabalhos são de inteira e única responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os manuscritos submetidos à RCO são inéditos. Sendo que, os trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios etc. são considerados inéditos.
- Os manuscritos não estão em processo de avaliação em nenhum outro veículo de publicação, durante todo o processo de avaliação.
- Número máximo de autores por artigo: 4. Casos excepcionais devidamente justificados poderão ser analisados pelo Comitê Executivo da RCO.
- Anonimato dos autores em todos os documentos submetidos.
- Os autores se comprometem em enviar, após a aprovação para publicação, o artigo em duas versões, uma em português e outra em inglês.
Preparando a submissão:
- O caso de ensino será submetido somente por meio de formulário eletrônico disponível no site da revista (http://revistas.usp.br/rco).
- Os autores devem preencher corretamente seus dados no sistema de submissão, essas informações são indispensáveis no momento de publicação.
- Submissões em desacordo ou incompletas serão devolvidas aos autores.
- Estilo direto, concreto, objetivo. Evitem uso de siglas, no texto e nas tabelas.
- Leitores devem, facilmente, compreender o que está sendo discutido.
A submissão de um manuscrito inclui:
1) Uma carta ao editor.
2) Dados completos (telefones e endereço), filiação institucional e número de registro ORCID iD, cadastrados no site.
3) O manuscrito principal em formato editável, deve conter resumo em português e em inglês.
4) Documentos suplementares, caso haja necessidade.
Os casos e outros documentos deverão ser submetidos somente por meio de formulário eletrônico disponível no site da revista (http://revistas.usp.br/rco), obedecendo às seguintes normas:
- O editor de texto aceito é o Word 6.0 ou superior;
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas: simples;
- Alinhamento justificado;
- Margens: superior e esquerda – 3 cm, inferior e direita – 2 cm;
- Número de palavras, incluindo título, resumo, texto, referências e ilustrações: entre 4.000 e 6.000 palavras, sem considerar as referências bibliográficas listadas.
Casos para ensino possuem objetivo educacional, orientado para aprendizagem e o desenvolvimento de competências específicas de determinada disciplina. Ensinar e aprender com casos demanda que eles sejam bem escritos e capazes de levar os alunos a assumirem o papel de analistas e de protagonistas de uma narrativa de qualidade.
Neste sentido, sugerimos que os casos para ensino a serem submetidos, sigam a estrutura proposta por Alberton & Silva (2018); e adaptada por Silva & Bandeira-de-Melo (2021):
Introdução - Delimitar a época e o local em que se desenvolve o caso, bem como caracterizar os protagonistas e introduzir o dilema, que será detalhadamente abordado nas seções subsequentes e resgatado no fechamento do caso.
Contexto do Caso - Apresentar o contexto e os agentes envolvidos na situação específica, vinculados ao tema abordado no caso, com a indicação de fatos objetivos abrangendo uma situação. O contexto do caso pode ser descrito em várias seções, cujos títulos são definidos pelos autores de acordo com os objetivos e a sua criatividade.
Dilema do Caso - Recomenda-se apresentar informações mais específicas para suscitar no leitor uma reflexão sobre a decisão envolvida.
Fechamento do Caso - Compreende um ou dois parágrafos finais em que o autor expõe alguns direcionamentos sobre o dilema do caso que anunciam o seu encerramento e as decisões que precisam ser tomadas. Pode incluir alguns questionamentos mais reflexivos que delimitam claramente o escopo do caso e vão subsidiar a construção das questões indicadas nas notas de ensino.
Anexos e/ou Apêndices - se houver.
Notas de Ensino - Objetivam orientar o professor na resolução do caso em sala de aula e podem contemplar os seguintes itens: (a) fonte de dados; (b) objetivos didáticos ou educacionais; (c) questões para discussão, com a respectiva análise/discussão; (d) sugestão de um plano de ensino; (e) revisão de literatura, apresentando as principais perspectivas teóricas que fundamentaram o caso e vão subsidiar a sua análise e direcionar caminhos de ação na discussão das questões; (f) discussão ou análise do caso; (g) referências.
As notas de ensino não são divulgadas. Caso o Docente queira ter acesso, basta entrar em contato com a Revista pelo e-mail: rco@usp.br
Referências
Alberton, A., & Silva, A. B. da. (2018). Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, 22(5), 745-761. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018180212
Silva, A. B. da, & Bandeira-De-Mello, R. (2021). Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e aprendizagem. Editora UFPB. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/680/961/8722-1