A responsabilidade civil do Estado no ordenamento jurídico brasileiro e a responsabilidade internacional do Estado perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos: uma análise inter-relacional a partir do caso Ximenes Lopes versus Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v5i1p184-209Parole chiave:
responsabilidade extracontratual do Estado, responsabilidade internacional do Estado, Corte Interamericana de Direitos HumanosAbstract
O trabalho destina-se a analisar as inter-relações entre o Direito Administrativo e o Direito Internacional dos Direitos Humanos na questão concernente à responsabilidade do Estado, a partir da condenação do Brasil perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Ximenes Lopes. Para tanto, serão tecidas breves considerações sobre os institutos da responsabilidade extracontratual do Estado no ordenamento jurídico brasileiro e da responsabilidade internacional do Estado, observadas as suas especificidades em relação à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ao final, verificar-se-á a necessidade de adequação das normas internas do Direito Administrativo às disposições dos tratados internacionais de Direitos Humanos, de modo que não apenas seja cumprida a sentença proferida pela Corte no referido caso, mas que os efeitos benéficos desta e de outras decisões irradiem para todo o ordenamento jurídico brasileiro.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RDDA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (referência à RDDA).
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).