Redes políticas no circuito espacial de produção da madeira no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2023.195805Palabras clave:
Poder, Decisão, Localização, CírculosResumen
O processo de globalização cria novas formas e novos conteúdos aos espaços, especialmente aos elementos relacionados às mudanças tecnológicas (fluxos de informações) na reprodução do capital. Diante dessas novas formas e conteúdos elencamos a dinâmica da teoria dos circuitos espaciais de produção. A partir desses elementos buscamos como objetivo compreender o circuito espacial de produção da madeira, tendo como enfoque a relação dos elementos político-econômicos deste processo,expostos pela dinâmica das redes políticas, na configuração territorial no Paraná. Para isso, utilizamos da base teórico-metodológica das redes para identificar os círculos de cooperação e apontar os elementos determinantes para definir o poder de decisão e localização dos atores. Consideramos desta forma, a partir de uma metodologia específica das redes políticas, onde procuramos analisar e traçar, o perfil dos atores presentes no circuito espacial de produção da madeira e suas respectivas relações, que neste caso são compreendidas do ponto de vista político e econômico. Utilizamo-nos, desta forma, dos elementos dispostos a partir da aplicação de questionário com dez atores pesquisados e, toda uma rede de dados sobre o setor. Consideramos, portanto, que elementos como a circularidade, presente na dinâmica dos circuitos e evidenciada pelas relações político-econômicas dos círculos de cooperação, expõe-se na configuração de uma rede política dotada de poder.
Descargas
Referencias
BORZEL, T. A. What's sospecial about policy networks?An Exploration of the Concept and Its Use fullness in Studying European Governance. European Integration online Papers (EIoP),v. 1,1998.
BOTELHO, R. E. P. O circuito espacial de produção e os círculos de cooperação da soja no Maranhão no período técnico-científico informacional.2010. 220 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
CASTILLO, R.; FREDERICO, S. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade &Natureza: Uberlandia, n. 22, p. 461-474, 2010.
DOWDING, K. Model or metaphor? Acritical review of the policy network approach. Political Studies. Oxford: Black Well Publishers, n. XLIII, p. 136-158, 1995.
MALAGOLLI, G. A. Rede política no arranjo produtivo local calçadista de Jaú. 2010. 250 f. Tese (Doutorado em Engenharia de produção) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
MARSH, D.; RHODES, R. Policy networks in british government. Oxford: Clarendon Press, 1992.
MIRANDA NETO, J. Q. de. Redes, território e a formação dos circuitos espaciais de poder: uma leitura a partir da ciência geográfica. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), Belém, v. 1, n. 2, p. 90-114, jul./dez. 2014.
MORAES, A. C. R. Os circuitos espaciais da produção e os círculos de cooperação no espaço. In: DANTAS, A.; ARROYO, M.; CATAIA, M. (Orgs.) Dos circuitos da economia urbana aos circuitos espaciais de produção: um diálogo com a teoria de Milton Santos. Natal: Sebo Vermelho, [1989] 2017.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo, 1993.
SANTOS, M. Circuitos espaciais da produção: um comentário. In: SOUZA, Maria Adélia de; SANTOS, Milton (Org.). A construção do espaço. São Paulo: Nobel, 1986.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SANTOS, P. Rede política e inserção internacional da cadeia produtiva da madeira em Guarapuava-PR.2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2015.
SILVA, D. C. da. O circuito espacial de produção e os círculos de cooperação da cana-de-açúcar: uma análise a partir de Alagoas. Revista Campo -Território. v.8, n. 16, p.70-96, 2013.
SILVA, J. M. P. da. Poder, governo e território na sociedade contemporânea. Série Estudos e Ensaios. Flasco Brasil, p. 1-14, 2009.
WAARDEN, V. F. Dimensions and types of political networks. Netherlands: Kluwer Academic Publisher. European Journal of Political Research, v. 21, p. 29-52, 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Patricia Santos, Márcia da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).